11 de setembro de 2024

Energias divinas vs. Luz da glória


“Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus.” A Igreja Católica sempre sustentou que “veremos” a Deus. Há, no entanto, a controvérsia sobre o que significa “ver Deus”.

Primeiro, diga-se que, de um ponto de vista católico, Deus é incompreensível. Somos finitos e Ele é infinito. Nunca compreenderemos ou entenderemos Deus completamente. No entanto, as Escrituras afirmam que “veremos” a Deus. Santo Tomás de Aquino traçou uma linha nítida entre “ver a essência divina” e “compreender a essência divina” (STh I, q. 12, a. 1, 7). O primeiro (ver) não implica o último (compreender).

A distinção de Tomás entre ver e compreender tem sido contestada, particularmente por vozes no Oriente inspiradas por Gregório Palamás. Palamás declarou inequivocamente que os abençoados não veem e não verão a essência divina, porque a incompreensibilidade de Deus exclui "ver" a essência divina. Em vez disso, os palamitas propõem o conceito de "energias divinas", que são descritas como uma luz gloriosa - a mesma luz, eles dizem, que foi revelada na Transfiguração de Cristo. Para os palamitas, ver Deus deve se referir apenas a ver as "energias divinas", uma vez que a "essência divina" está fechada para nós como incompreensível.

Não seria honesto mencionar todas as citações patrísticas que se referem a theosis ou energeia como evidência para a posição palamita. É importante reconhecer que a posição palamita começou primeiro como uma defesa do hesicasmo e depois foi codificada na terminologia das energias divinas. O uso de energeia (νέργεια) nos Padres não significa necessariamente que os Padres empregaram o termo com as distinções totalmente carregadas que alguns palamitas inferem.

Eu concedo que há algumas passagens bem cabeludas nos Padres com relação à incompreensibilidade divina e “visão”. Tomás de Aquino está ciente delas. Aqui estão duas “passagens problemáticas” que Tomás identifica.

Para Crisóstomo (Hom. xiv. em Joan.) comentando sobre João 1:18, “Nenhum homem jamais viu a Deus”, diz: “Não somente os profetas, mas nem os anjos nem os arcanjos viram a Deus. Pois como pode uma criatura ver o que é incriado?”

Isso acaba sendo uma questão retórica, já que São João Crisóstomo continua dizendo que está falando de um modo de compreensão quanto à maneira como as Pessoas da Trindade se conhecem e se veem. Obviamente, agentes criados não compreendem ou veem dessa maneira porque somos criados e finitos, enquanto as Pessoas Divinas não o são.

Uma segunda passagem problemática:

Dionísio também diz (Div. Nom. i), falando de Deus: “Não há sentido, nem imagem, nem opinião, nem razão, nem conhecimento dEle.”

Tomás apela ao contexto desta declaração em Nomes Divinos. Antes da declaração acima, o Areopagita diz: “Ele é universalmente incompreensível para todos”, de modo que esta declaração não se refere aos beatos em particular. Como Tomás afirma, esta é uma referência à “visão da compreensão”, que é de fato impossível.

Os críticos de Tomás de Aquino assumem que ele acredita que o intelecto humano é capaz de compreender a essência divina. Isto é claramente falso, dadas as passagens acima. Em vez disso, Tomás afirma que os anjos e humanos beatos são feitos “deiformes” para que possam ver a essência divina (ver Summa Theologiae I, q. 12, a. 5). Tomás também se refere repetidamente a isso como a “luz da glória”, que é o meio pelo qual os beatos são elevados a esta visão beatífica.

Portanto, deve-se dizer que para ver a essência de Deus, é necessária alguma semelhança na faculdade visual, a saber, a luz da glória fortalecendo o intelecto para ver Deus, o que é dito no Salmo 35:10: “Na tua luz veremos a luz”. A essência de Deus, no entanto, não pode ser vista por nenhuma semelhança criada que represente a própria essência divina como ela realmente é.

Alguns disseram que Tomás de Aquino e Gregório Palamás podem ser reconciliados, mas não vejo como podemos reconciliar a convicção de Tomás de que "vemos a essência divina" com a convicção de Palamás de que não vemos a essência divina, apenas as energias. Certamente, ambos acreditam que "vemos Deus". Nesse sentido, eles podem ser reconciliados.

O Concílio de Vienne em 1311-2 decretou que os beatos "veem a essência divina".

O Concílio de Vienne condenou oito proposições - uma das quais destaca o peso magistral da ideia de que vemos Deus pela luz da glória: "Quinto, que qualquer natureza intelectual em si mesma é naturalmente abençoada, e que a alma não precisa da luz da glória para elevá-la a ver Deus e apreciá-lo alegremente."

A melhor fonte magistral, no entanto, é a constituição emitida pelo Papa Bento XII em 1336 Benedictus Deus, que esclarece tudo de uma vez por todas:

Desde a paixão e morte do Senhor Jesus Cristo, essas almas viram e veem a essência divina com uma visão intuitiva e até mesmo face a face, sem a mediação de nenhuma criatura por meio do objeto de visão; em vez disso, a essência divina imediatamente se manifesta a elas, de forma simples, clara e aberta, e nessa visão elas desfrutam da essência divina. Além disso, por essa visão e desfrute, as almas daqueles que já morreram são verdadeiramente abençoadas e têm vida eterna e descanso. Também as almas daqueles que morrerão no futuro verão a mesma essência divina e a desfrutarão antes do julgamento geral.

Gostaria de sugerir esta reconciliação entre Tomás de Aquino e Gregório Palamás:

A pluralidade de energias palamitas deveria ser mais apropriadamente chamada de “energias infinitas e inumeráveis”. Dessa forma, elas não são um “conjunto” finito de energias (por exemplo, 35 milhões de energias), mas sim uma infinitude. Dessa forma, elas são uma e infinitas, mas não uma e uma multidão.

Essa “luz da glória” da qual Tomás de Aquino fala é a luz do Tabor. É a energia divina que torna a alma humana “deiforme” ou “teoforme” para que a alma possa “ver”, mas nunca “compreender” a essência divina. (Isso não funciona exatamente porque Tomás a chama de “luz criada da glória” – veja abaixo.)

Quando dizemos “ver a essência divina”, pode ser apenas a luz da glória ou energia(s) divina(s) infinita(s). É como se disséssemos “Eu vi o sol hoje”, mas na realidade, não vimos a substância real do sol.

O principal problema é que parece que Tomás exclui “luz da glória” de ser Deus de fato. Ele a chama de criada. Mas eu desafiaria Tomás de Aquino sobre isso. Como algo “criado” pode tornar alguém “deiforme”? Uma luz criada não pode tornar uma alma deiforme. Isso é, na verdade, pelagianismo. Somente Deus (não uma criatura) poderia tornar uma alma humana “deiforme”.

O verdadeiro ponto de debate aqui então (e se Tomás de Aquino é conciliável) é se a luz da glória é criada ou não criada. Se não criada, parece se encaixar. No entanto, Tomás de Aquino diz “luz da glória criada” em STh I, q. 12, a. 7:

Ora, nenhum intelecto criado pode conhecer Deus infinitamente. Pois o intelecto criado conhece a essência divina mais ou menos perfeitamente na proporção em que recebe uma luz maior ou menor de glória. Uma vez que, portanto, a luz criada da glória (lumen gloriae creatum) recebida em qualquer intelecto criado não pode ser infinita, é claramente impossível para qualquer intelecto criado conhecer Deus em um grau infinito. Portanto, é impossível que ele compreenda Deus.

Se pudéssemos riscar a palavra latina creatum e substituí-la por non creatum, Tomás seria um palamita perfeito.

Fonte: Taylor Marshall, Can Aquinas and Palamas be Reconciled?, site pessoal.