10 de janeiro de 2011

Os efeitos benéficos da água benta


Na Festa da Teofania, que é o dia do Batismo do Senhor, acontece todos os anos um grande milagre. O Espírito Santo desce sobre as águas e altera suas propriedades naturais. Ela torna-se incorrupta, íntegra, permanecendo transparente e fresca por muitos anos. Esta água benta recebe a graça para curar doenças, expulsar demônios e demais poderes malignos, proteger as pessoas e suas casas de perigos, santificar objetos eclesiásticos e caseiros.

Portanto, os cristãos ortodoxos devem beber a água benta com reverência -- trata-se de um agiasma (coisa santa), como dizem os gregos. Deve-se ter em casa água benta o suficiente para durar até a próxima Teofania, fazendo uso dela sempre que necessário: em casos de doença, ao partir para uma viagem, quando se está transtornado ou perturbado com alguma coisa, antes de realizar um exame etc. As pessoas que diariamente bebem um pouco de água benta antes de comer qualquer coisa, ou seja, antes do desjejum, fazem bem. Ela fortalece as potências da alma -- se for bebida com oração e reverência, e não de maneira puramente mecânica.

Todo padre deve cuidar para que haja água benta suficiente em sua igreja, não só para os casos emergenciais, mas também para distribuir às pessoas que a pedem. Por sua vez, os paroquianos devem reservar água benta da Teofania de maneira que dure o ano todo, ou às vezes até mais.

Fonte: Homilia sobre água benta, São João de Xangai e San Francisco