5 de janeiro de 2011

A Oração de Jesus e a vida após a morte


Em um convento de São Petersburgo, no começo do século XX, vivia uma monja chamada Tatiana. Pela visão que teve, sabemos que ela não era espiritualmente muito avançada. Portanto, o evento descrito foi espiritualmente instrutivo para ela, assim como, para as gerações posteriores, tornou-se uma testemunha fidedigna da importância da Oração de Jesus.

Certa vez, ainda de manhã cedinho, durante o intervalo após o ofício das matinas, aproximadamente às 5h, Tatiana encontrava-se em sua cela. Este intervalo servia de descanço para o próximo ofício. Ela tinha acabado de adormecer quando foi arrebatada em uma misteriosa visão. Como se estivesse acordada, Tatiana teve a impressão de estar preparada para ir à Igreja de São Nicolau, em São Petersburgo. Ela estava com a vestimenta monástica completa. Para chegar a tempo, ela subiu em uma espécie de carruagem, e neste mesmo instante, de repente, ela estava nos céus, em uma planície um tanto soturna. Ela foi tomada por um sentimento de medo e desesperança. Ela viu uma multidão, cujos rostos estavam escuros e deprimidos. Depois de alguns instantes em silêncio, Tatiana lhes perguntou: "Por que vocês estão desesperados?" Eles responderam: "Porque a morte veio sobre nós repentinamente, assim como para você". Tatiana compreendeu que estava entre os mortos e foi tomada de grande temor.

Neste instante, seu anjo da guarda aproximou-se dela, brilhando com uma luz que não é terrena, e ordenou que ela o seguisse. Ele lhe mostrou os telônios aéreos, nos quais a alma, após ter se separado do corpo, é julgada pelas ações pecaminosas que cometera na terra. Ele também a levou para o lugar onde há sofrimentos eternos. Um dos lugares estava cheio de almas de homens e mulheres falecidos, adultos e crianças. Eles disseram a Tatiana que suas almas permaneceriam ali até o Julgamento Final. Tatiana os mirou com simpatia e perguntou: "O que vocês fazem aqui? Vocês rezam a Deus? Vocês vêem seu Criador?" Angustiados, eles responderam: "Infelizmente, não conseguimos ver a Deus, nem conseguimos rezar a Ele. Por causa da negligência e da preguiça espiritual de nossa vida terrena, nós permanecemos aqui, em meio à angústia e à aflição. Apesar de não termos cometido nenhum pecado sério, fomos negligentes para com as exigências do Evangelho e os mandamentos de Cristo. Achávamos que a exortação para rezarmos sem cessar (I Ts 5:17), isto é, para rezarmos a Oração de Jesus, não se aplicava a nós. Agora sabemos que ela também se aplica aos leigos. Com a ajuda da Oração de Jesus, deveríamos ter adquirido a graça do Espírito Santo e nos unido a Cristo. Nossos corações purificados teriam se tornado templos de Deus; contudo, nossos corações eram apenas terreno fértil para luxúrias decaídas. Assim como o corpo não vive sem ar, a alma não pode nascer para a vida eterna sem oração".

Ao ouvir isto, a Monja Tatiana fez o sinal da Cruz. Instantes depois, eles disseram: "Estamos condenados a aflições eternas. Nossas súplicas não chegam até Deus. Somente nossos irmãos ortodoxos que vivem na terra podem nos ajudar rezando fervorosamente pelas nossas almas".

Em seguida, o guia de Tatiana lhe disse: "Embora seja uma monja, você merece punições similares, pois durante sua vida desprezou a Oração de Jesus. Você não é uma esposa de Cristo. Seu coração está possuído pelas preocupações do mundo transitório".

"Ah!", gritou Tatiana. "Sinto em mim terríveis tormentas, como se minha alma estivesse pegando fogo. Oh, como eu gostaria de morrer e ser levada diretamente para o céu, sem passar por esses terríveis telônios!"

"Somente os santos morrem desta forma", respondeu o anjo, "os santos que, ao longo de toda sua vida, mantiveram em seus corações a Oração de Jesus e a presença de Nosso Senhor Jesus Cristo. Somente eles ascenderam diretamente ao Paraíso, pois suas almas se tornaram um paraíso na terra. Onde está o Senhor Deus, lá estará o Paraíso. Saiba que se a pessoa treinar-se para rezar a Oração de Jesus incessantemente, quando sua hora chegar, o próprio Cristo tomará sua alma, que habitará com Ele para sempre. Similarmente, a oração para a Santíssima Mãe de Deus a inclinará para ser nossa intercessora perante a Vida Eterna. A condição em que a morte encontra a pessoa determinará a maneira como ela será julgada. Quem quer que morra com o nome de Jesus Cristo nos lábios estará com Ele em Seu Reino. Quem quer que carregue os fardos deste mundo nos ombros, sem esperar em Deus, não obterá a ajuda do Senhor Deus. Agora vou lhe mostrar o lugar dos tormentos reservados aos monges e monjas negligentes". Tatiana viu então vários grupos de monges sofrendo tormentas eternas, pois seus pecados não haviam sido purificados pelo arrependimento. Ao deixar Tatiana, o anjo da guarda ordenou-lhe que escrevesse o que vira em detalhes, a fim de ajudar na correção e na salvação dos vivos na terra.

Assim que acordou, Tatiana fez o sinal da Cruz com as palavras da Oração de Jesus e, aliviada, disse: "Glória a Deus, foi apenas um sonho!" Ela mal havia terminado de dizer isso quando sua alma novamente encontrou-se com seu guia -- o anjo da guarda --, que disse-lhe: "Não pense que isto foi apenas um sonho. Sua alma realmente estava do outro lado desta vida. Para que se convença definitivamente disto, você será enviada ao lugar onde merece por vinte dias".

Tatiana atirou-se aos seus pés em desespero. Aos prantos, ela implorou com fervor para que seu anjo perdoasse sua falta de fé e lhe concedesse tempo para arrepender-se. O anjo pediu a Deus que perdoasse este pecado e permitisse que ela voltasse à terra, sob a condição de cumprir a tarefa a ela conferida. Ao acordar pela segunda vez, a monja imediatamente foi ver a abadessa de seu convento e, na presença de todas as irmãs, relatou o que vira e ouvira.

A verdade de sua visão foi confirmada pela correção de seu modo de vida, tornando-se uma monja zelosa e piedosa. Sempre que possível, ela compartilhava com as outras pessoas a visão da vida após a morte que experienciara. Quem quer que acredite na verdade desta visão e a use com sabedoria nesta vida, não perderá nada, mas se beneficiará grandemente. Pois uma coisa é certa: um dia morreremos.

FonteOrthodox Life, Vol. 58, No.3, Maio-Junho/2007, p. 12-14