22 de novembro de 2010

Ler demais faz mal para a vida espiritual


Quando estamos no início da vida espiritual, acontece com frequência que nos dediquemos demais aos estudos. Algumas pessoas tentam ler o máximo possível de livros. Cuidado, pois você pode estar cometendo um grave erro. O crescimento espiritual acontece quando adquirimos um conhecimento profundo de nós mesmos. Muitas vezes, ler e estudar acaba apenas postergando o trabalho que realmente deveríamos estar fazendo, que é conhecer as causas de nossas ações.

O Ancião Paísio recomenda o seguinte:

A pessoa que estiver no começo de sua vida espiritual não deve estudar demais. Na verdade, ela deve se vigiar e observar seus pensamentos.
Esta prática exige tempo para introspecção e uma mente que não esteja muito ocupada. É por isso que é tão importante começar uma vida regular de orações, que inclua a prática da Oração de Jesus. É verdade que devemos conhecer os detalhes de nossa fé e as doutrinas da Escritura. No entanto, no fim das contas, precisamos conhecer nossas fraquezas, preconceitos e hábitos, de maneira que possamos buscar conscientemente a ajuda necessária para mudarmos nossos comportamentos e adquirirmos as virtudes que Jesus nos ensinou.