22 de março de 2021

Harry Potter: um clássico da literatura


                                   

1)  Invocação vs. Encantamento; ou Psíquico vs. Espiritual

A razão fundamental para a surpreendente popularidade dos romances de Harry Potter é sua capacidade de atender ao anseio espiritual pelas verdades da vida, do amor e da morte, que são negadas por nossa cultura secular. Os seres humanos são projetados para as verdades transcendentes, quer saibam disso ou não, e buscam a experiência dessas verdades e ao exercício de suas faculdades espirituais.

A magia em Harry Potter não é “feitiçaria” ou magia de invocação. Seguindo a longa tradição da literatura inglesa, a magia praticada em Harry Potter, tanto pelo herói quanto pelo vilão, é magia encantatória.

Invocar significa literalmente "chamar". A magia desse tipo costuma ser chamada de feitiçaria. As escrituras de todas as tradições reveladas alertam que “invocar” principados e potestades demoníacos para obter poder e vantagem pessoal é perigosamente estúpido. Encantar significa literalmente "cantar junto com" ou "harmonizar". É a diferença entre os reinos psíquico e espiritual.

O reino psíquico - acessível por meio da alma e incluindo os poderes da alma, desde as emoções e sentimentos até a razão e o intelecto - é o lar de seres demoníacos e angelicais e é predominantemente um lugar caído à parte de Deus. O reino espiritual é o "lugar de Deus" - a esfera transcendente dentro e além da criação e das restrições de ser, tempo e espaço.

Invocar os poderes do reino psíquico é universalmente proibido tanto nas tradições literárias quanto nas reveladas. No entanto, invocar o reino espiritual e buscar graças dele são as tarefas para as quais os seres humanos foram criados, na medida em que somos homo religiosus. A magia encantada diz respeito a harmonizar com a Palavra criativa de Deus por imitação. A magia invocacional trata de chamar espíritos malignos para obter poder ou vantagem – sempre um erro trágico.

Se a magia de Harry Potter é uma magia em harmonia com a Grande História, por que os vilões são capazes de usá-la? Assim como até mesmo as pessoas más na vida "real" são certamente criadas à imagem de Deus, então todos os bruxos e bruxas no mundo de Harry Potter, bons e maus, são capazes de usar magia encantatória. O povo mágico do mal escolhe por sua própria vontade servir ao Lorde das Trevas com suas faculdades mágicas, assim como a maioria de nós, infelizmente, empresta um talento ou poder próprio em momentos de descuido para a causa do Maligno.

As pessoas que pesquisam os grupos ocultistas explicam que, apesar de Buffy the Vampire Slayer e Harry Potter, a participação nesses grupos na Europa e nos Estados Unidos é minúscula e está em declínio, apesar de uma década de Harry, Buffy e assemelhados. Se quiséssemos evitar livros que possivelmente possam ser mal interpretados ou cuja mensagem pudesse ser invertida, incidentes como Jonestown sugeririam logicamente que as pessoas não deveriam ler a Bíblia. Um bispo cristão ortodoxo notou que os odiadores de Harry “perderam a floresta espiritual por causa de sua fixação nas imagens mágicas das árvores literárias”. (Bishop Auxentios, Orthodox Tradition 20, no. 3 (2003): 14-26.) Porque alguns cristãos confundiram magia ficcional com feitiçaria, eles interpretaram mal o que originalmente é um golpe no naturalismo ateu como sendo um convite ao ocultismo.

2)     Bem vs. Mal

É possível dizer, com bastante assertividade, que a magia nos livros de Harry Potter é na verdade um de seus aspectos menos importantes.

Uma das novidades dos livros de Harry Potter é que, embora cada livro seja uma história emocionante em si, há uma história acima de todas elas, que dá o contexto a cada uma dessas aventuras. Cada livro permite ao leitor entrar em outra parte do grande quebra-cabeça que esclarece as relações dos principais personagens.


A batalha entre Gryffindor e Slytherin é uma batalha entre o bem e o mal - um reflexo da batalha entre aqueles que servem a Cristo e aqueles que servem ao Maligno. Como W. H. Auden explicou em sua defesa de Tolkien, a diferença entre os bons e os maus na ficção se resume às escolhas que cada um faz. Os malvados não decidem fazer suas maldades após um período de ponderação; eles fazem quase que automaticamente, o que aumenta sua vantagem individual ou de grupo pois não precisam levar em conta os princípios. Os bons muitas vezes são tentados a fazer a coisa errada - podem até fazer a coisa errada - mas eles escolhem o certo ou se arrependem de seu erro à luz do certo e do errado. Os gryffindors optam por fazer a coisa certa - geralmente depois de alguns momentos de angústia e exame de consciência – mesmo que fazer a coisa certa provavelmente signifique a morte deles. Os slytherins fazem a coisa errada sem reservas ou restrições.

Gryffindor é o nome de seu fundador, Godric Gryffindor, cujo primeiro nome significa “piedoso” ou “adorador”. Gryffindor é a palavra francesa para "grifo de ouro" (griffon d'or) e o grifo é comumente usado como um símbolo de Cristo. A mascote nas bandeiras da Gryffindor é um leão vermelho, um emblema de Cristo que faz parte das imagens tradicionais e alquímicas. O mascote de Slytherin é uma serpente, o nome de seu fundador - Salazar Slytherin - está cheio de sons de serpentes sibilantes e sugere o movimento que uma cobra faz no chão (rastejando; ver Gênesis 3:14), e seu líder é o Senhor das Trevas e seus chegados são chamados de “comensais da Morte” (mortífagos). Os leitores familiarizados com a Bíblia reconhecerão a compreensão de São Paulo do mundo como sendo caído (Romanos 8:22) e governado pelo diabo (2 Coríntios 4: 3-4), contra quem tudo e todos os bons estão em guerra - e cujo governo e corrupção Deus se fez homem para destruir (Colossenses 2: 13-15; 1 Coríntios 15: 24-27, 54-57).

Os livros satisfazem e apoiam nosso projeto de experiência espiritual e nosso desejo de resistir ao mal e servir ao bem.

3)      O amor vence a morte

Os livros de Harry Potter são apresentados de acordo com uma fórmula usada desde histórias épicas antigas a romances de aventura modernos: o amor vence a morte e que ressuscitaremos dos mortos em uma ressurreição tornada possível por e em Cristo.

 Nos épicos antigos e medievais (Odisseu, Enéias, Dante), os heróis viajam ao submundo para enfrentar a morte (geralmente para obter informações), entrando e saindo sem provações muito maiores do que as dificuldades da viagem e o choque do que veem. Não é assim em Harry Potter. Invariavelmente, ele tem uma morte figurativa. Harry não morre apenas nessas histórias, é claro; ele ressuscitou dos mortos. E este não é apenas um “grande retorno”, mas uma referência da Ressurreição: Harry nunca se salva, mas é sempre salvo por um símbolo de Cristo ou pelo amor.

O maior medo humano é da morte, e compartilhar a vitória reiterada e final de Harry Potter sobre um inimigo cujo nome significa "morte voluntária" (Voldemort) atrai os leitores por conta do prazer vicário de derrotar a própria morte. O amor transcende a morte e derrota aqueles que adoram no altar da morte. A mensagem da imortalidade pessoal e da vitória do amor sobre a morte ressoa no coração humano como uma esperança universal e explica em grande parte a popularidade generalizada desses livros.

4)      A alquimia do crescimento espiritual

Há outra maneira de ver as histórias de Harry Potter: a transformação alquímica de Harry de metal comum em ouro espiritual.

Para nossos propósitos, a alquimia pode ser definida simplesmente como a transformação de algo comum em algo especial. Se os historiadores da religião e da arte sacra devem ser acreditados (mais notavelmente, Titus Burckhardt e Mircea Eliade), a alquimia era um caminho espiritual dentro das grandes tradições reveladas para devolver o homem decaído à sua perfeição edênica. Os símbolos alquímicos são uma grande parte da literatura inglesa clássica. E se não entendemos a ideia da alquimia, podemos facilmente perder a profundidade, amplitude e altura das peças de Shakespeare, da poesia de Donne e Eliot e dos romances de Lewis e Tolkien. Rowling usa a alquimia em Harry Potter como uma metáfora para a mudança e como um recurso para imagens poderosas.

Shakespeare e Benjamin Jonson, entre outros, usaram imagens e temas alquímicos porque entenderam que o trabalho do teatro na transformação humana era paralelo, senão idêntico, ao trabalho da alquimia. Por meio de métodos e símbolos tradicionais, o artista alquímico oferece o deleite da alma e uma liberação dramática por meio de experiências arquetípicas e purificadoras.

O trabalho alquímico purifica um metal comum dissolvendo e coagulando o metal usando dois reagentes principais, ou catalisadores. Esses reagentes refletem os pólos masculino e feminino da existência. O enxofre (súlfur) alquímico representa o pólo masculino, impulsivo e vermelho, enquanto o mercúrio alquímico representa o complemento feminino e frio. Juntos e separadamente, esses reagentes avançam a purificação do metal de base em ouro. Os dois amigos mais próximos de Harry são Ronald Weasley, o garoto ruivo e impetuoso, e Hermione Granger, a jovem inteligente e impassível. Eles também são símbolos vivos do enxofre alquímico (Ron) e do mercúrio (Hermione). Juntos, e mais obviamente em suas desavenças e separações, as amizades de Harry com Ron e Hermione o transformam de chumbo em ouro. Enxofre e mercúrio são frequentemente chamados de “o casal que briga”, um nome adequado para os sempre contenciosos Ron e Hermione.

As três etapas da alquimia são ilustradas no ciclo de cada livro. O primeiro estágio do trabalho alquímico é a dissolução, geralmente chamado de nigredo, ou estágio negro. Neste estágio negro, o corpo do metal impuro, ou o velho e antiquado estado de ser, é morto, putrefato e dissolvido na substância original da criação, a prima materia, a fim de que possa ser renovado e renascer em uma nova forma. O padrinho de Harry, Sirius Black, leva o nome desta fase da obra porque o livro que é o nigredo de toda a série apresenta Sirius e termina com sua morte. O segundo estágio é a purificação, geralmente chamada de albedo ou trabalho branco. Segue-se a ablução, ou lavagem, da prima materia, que a torna branco brilhante. Quando a matéria atinge o albedo, ela se torna pura e imaculada. Albus Dumbledore (albus em latim significa “branco, resplandecente”) é nomeado para este estágio do trabalho. Os símbolos mais usados ​​do estágio de albedo da obra incluem a lua e um lírio. Luna, a palavra latina para lua, é o nome de uma amiga de Harry no quinto livro, e Lily é o nome de sua mãe, que deu sua vida para salvar a dele. O Príncipe Mestiço é o romance de albedo da série, que apresenta o diretor do colégio e termina com sua morte. O terceiro e último estágio do trabalho alquímico é a coagulação ou perfeição, geralmente chamado de rubedo, ou estágio vermelho. A matéria purificada agora está pronta para ser reunida ao espírito. Com a fixação, cristalização ou incorporação do espírito eterno, a forma é concedida à matéria pura, mas ainda sem forma. Nessa união, o casamento químico supremo, o corpo é ressuscitado para a vida eterna. Rubeus Hagrid (rubrum significa “vermelho” em latim) pode ter sido nomeado para este estágio. Um símbolo comum da obra vermelha é o leão vermelho.

Cada livro é uma viagem por essas três etapas. O trabalho negro, ou dissolução, é o trabalho feito em Harry em Privet Drive pelos Dursley e na sala de aula de Hogwarts por Snape, o professor que parece odiá-lo. O trabalho branco, ou purificação, ocorre sob o olhar atento do alquimista branco Albus Dumbledore durante o ano de Harry em Hogwarts. Isso geralmente ocorre em combinação com a separação dolorosa de Ron, Hermione ou ambos. A obra vermelha, ou rubedo, é a cena culminante do cadinho, sempre subterrânea ou em um cemitério, em que Harry morre uma morte figurativa e é salvo pelo amor na presença de um símbolo cristológico. A ressurreição no final da história a cada ano é o culminar do ciclo e da transformação daquele ano. O ciclo então fecha com os cumprimentos e explicações do mestre alquimista (Dumbledore) e um retorno aos Dursley para mais uma viagem pelo ciclo.

A fase negra representa arrependimento, humildade, obediência e renúncia. O trabalho branco é iluminação e purificação. A obra vermelha, raramente realizada nesta vida, mas que é parte do projeto humano, é a santidade ou perfeição na glória de Deus por meio de sua graça.

Os grandes escritores da tradição inglesa usaram imagens alquímicas, desde o século XVI até este século XXI, porque funcionam para atrair a inteligência cardíaca de seus leitores, o chamado "olho do coração", e trazê-los para um lugar imaginativo de transformação.

A alquimia trabalha para nos conectar em forma de história com a transformação espiritual de três estágios do arrependimento, da purificação e da perfeição. Seja por conexão com arquétipos psicológicos ou com as realidades espirituais, esta é uma parte tão importante em nós que, embora tenhamos sido em grande parte imunizados à mensagem de arrependimento e purificação ou da realidade espiritual de qualquer tipo por nosso cultura e escolaridade, respondemos como leitores com alegria e desejo às sombras imaginativas dessa realidade espiritual.

5)      Uma pessoa com duas naturezas

Certamente, a jornada do herói e a fórmula alquímica são aspectos de grande importância, mas a característica mais importante surge quando começamos a falar sobre doppelgängers. Um doppelgänger é uma figura ou sombra complementar de um personagem ou criatura, que revela aspectos de sua personalidade de outra forma invisíveis. Especificamente, a relação Harry/Voldemort é a chave para entender o significado dos livros e por que eles são tão populares.

Harry tem uma dupla natureza, ou sombra, em sua ligação com Voldemort - e sua incapacidade de se voltar para dentro e enfrentar essa sombra é um tema importante da tragédia. A esquizofrenia literal de Harry com Voldemort realmente se evidencia em cada um dos livros.

Os grandes pensadores religiosos e filosóficos argumentam que a pessoa humana não é apenas um corpo com aspectos invisíveis, mas uma unidade corpo-alma (psicossomática), na qual a alma ou espírito é a parte superior ou maior. A morte para esses pensadores não é natural, mas um efeito da corrupção da alma, geralmente atribuída à queda do homem. A “mente carnal”, a alma de alguém sendo amarrada ao corpo e à vantagem pessoal, é morte, de acordo com São Paulo; a “mentalidade espiritual”, ou enfoque nas qualidades maiores e transcendentes da vida, é “vida e paz” (Romanos 8:6). Essa dualidade em cada pessoa humana e as tendências contrárias mais ligadas ao ego individual do que ao amor e ao espírito é a realidade que toda tradição explica e tenta transcender.

Quando Dumbledore recebe a mensagem de que Harry e Voldemort são um em natureza e dois em essência, o que devemos fazer com isso? Primeiro, podemos ver que Harry e Voldemort são um par doppelgänger, algo como imagens espelhadas um do outro. Eles têm a mesma natureza certamente - a natureza decaída que os cristãos acreditam que todos nós temos como resultado do pecado no Jardim. Em segundo lugar, podemos ver que Harry está se movendo em direção à resolução dessa luta de duas naturezas ao escolher a vida, não a morte; mente espiritual, amor e sacrifício, em vez de vantagem própria, conforto físico ou poder. Tom Riddle tem a mesma natureza decaída, mas escolheu o caminho da morte - uma diferença essencial.

Aprendemos ao longo dos livros que Harry tem um dos fragmentos de alma de Voldemort, cortesia da maldição que falhou em matá-lo quando criança. Porque ele usou o sangue de Harry para reconstituir seu corpo no final do Cálice de Fogo, Lord Voldemort forjou um vínculo com Harry (e o amor sacrificial de Lily, a mãe de Harry) em seu corpo. Como Dumbledore explica a Harry em King's Cross, o fragmento de alma em Harry protegeu Voldemort da morte enquanto Harry estava vivo, e o Laço de Sangue no corpo do Senhor das Trevas significava que Voldemort era reciprocamente a apólice de seguro de vida de Harry. "Lord Voldemort dobrou o vínculo entre vocês quando voltou à forma humana".

A resposta para este ciclo aparentemente sem fim é que um do par Harry/Riddle tem que se sacrificar ao outro para eliminar a falsa imortalidade de seu inimigo. Harry, é claro, já tendo morrido para si mesmo várias vezes na série, permite que Voldemort o mate no Bosque Proibido no final de Relíquias da Morte, e o fragmento de alma é destruído enquanto Harry sobrevive. O mal dentro dele tendo sido destruído e tendo sido salvo novamente pelo amor sacrificial de sua mãe, Harry prossegue para vencer o mal externo, o remanescente do mal já destruído.

Em outras palavras, Harry e Voldemort, com seus corpos e almas espelhados e magicamente unidos, são reflexos das unidades corpo-alma que todos somos e da escolha que cada um de nós faz entre a mente carnal e a espiritual. Por alguma razão, chame de queda, se quiser, nossos corações estão escurecidos e essa escolha não é fácil. Mas fazendo as escolhas certas e difíceis, podemos morrer para aquele mal interior e, tendo vencido a batalha interior, o inimigo exterior é derrotado quando escolhemos enfrentá-lo.

A resposta para nossos problemas internos, entretanto, é resolvida da mesma forma que Harry destrói seu Voldemort interior e exterior. Ao fazer escolhas difíceis para o bem, o amor e o sacrifício de si mesmo, transcendemos essa dualidade interior e nos tornamos andróginos como os alquimistas - e cristãos, que no amor sacrificial do Nazareno "não são judeus nem gregos, escravos nem livres, homem nem mulher, porque todos sois um em Cristo Jesus”(Gálatas 3:28).

Rowling coloca seu dedo nas questões de corpo e alma que dizem respeito a todos nós. Ela aponta para a resolução espiritual de nossos problemas como a vitória interna necessária e o início da resposta aos conflitos externos e ideologias contrárias que nos separam.

6)      O amor vence a morte II

Cada livro desenvolve o tema do amor que supera a morte.

No livro de abertura da série de sete livros, por exemplo, Rowling oferece um ensino explícito a respeito do que é a morte, e a importância do amor daqueles que partiram, que continua a nos proteger mesmo em sua ausência. Especialmente quando esse amor era um amor sacrificial. Dumbledore explica a Harry que “para a mente bem organizada, a morte é apenas a próxima grande aventura. [...] Sua mãe morreu para te salvar. Se há uma coisa que Voldemort não consegue entender, é o amor. Ele não percebeu que o amor tão poderoso quanto o de sua mãe por você deixa sua própria marca. Nenhuma cicatriz, nenhum sinal visível. . . ter sido amado tão profundamente, mesmo que a pessoa que nos amou tenha partido, nos dará alguma proteção para sempre”. Este é um eco da crença cristã de que no Amor, que é Cristo, os santos são uma “nuvem de testemunhas” que sempre envolve aqueles que estão unidos a Ele em sua Igreja (Hebreus 12:1).

No segundo volume, Harry, enfrentando a morte certa em combate com um bruxo mais velho e sábio, sem mencionar seu gigante e venenoso basilisco de estimação, triunfa pela lealdade a Dumbledore e a graciosa ajuda da fênix. Este é um ensinamento implícito e simbólico sobre como escapar da morte por meio do amor.

No sexto volume, Harry pode encontrar muito o que esperar na morte de Dumbledore: a saber, que a morte não é o fim, que uma existência sem alma é pior do que a morte, e que a morte pode ser transcendida pelo amor e pelo laço de sangue. Apenas bruxos covardes como fantasmas, com medo da morte, escolhem "ficar para trás" como uma "impressão de si mesmos". Harry é lembrado de que temos evidências de uma vida após a morte. Quando seu padrinho é morto em batalha na Câmara da Morte, ele literalmente “atravessa o véu”, uma expressão tradicional inglesa para morrer. Harry é lembrado de que, sim, a morte é definitiva, mas o fato de eles ouvirem vozes do outro lado do véu significa que há boas razões para esperar uma vida após a morte.

Voldemort, temendo a morte, busca a imortalidade pessoal por meio de seus horcruxes. Ele cria reservatórios em objetos materiais para fragmentos de sua alma que se separaram do todo no ato do assassinato. O Senhor das Trevas é apenas um modelo de homem decaído; ele afirma e busca a vantagem perante os outros (uma sombra de assassinato) e se imiscui em coisas e ideias temporais (idolatria e materialismo modernos) para fugir da morte e se imaginar imortal. Essa existência autocentrada e sem amor o separa ironicamente do amor dos outros e, em última análise, do Amor que derrota a mente carnal e a morte. Fugindo de uma morte humana, Voldemort se torna sua encarnação inumana e sem vida. Em contraste, quando dada a escolha de Dumbledore entre o que é bom e o que é fácil, Harry sempre escolhe o bom - mesmo que isso signifique a provável perda de sua vida física. Ele o faz no momento de crise de cada livro. O que poderia ser pior do que a morte? Uma vida egoísta sem verdade, amor e beleza - uma vida no Lado Sombrio, escolhida com medo da morte física, uma vida que não é realmente vida.

A guerra entre as forças do bem e do mal, Comensais da Morte e a Ordem da Fênix, que define os três romances finais da série é em grande parte entre aqueles que pensam que a vida física (existência) e vantagem ou poder são os maiores bens e aqueles que pensam que o que dá sentido à vida (a capacidade da alma de amar) é mais real e importante do que apenas o que é visível (ou seja, a existência física contínua). Novamente, “ter uma mente carnal é morte; mas ter uma mente espiritual é vida e paz” (Romanos 8:6). Harry (como São Paulo) sabe que a morte física não é o maior mal; viver uma existência sem alma com medo da morte é a verdadeira morte do espírito humano e o mal maior.

O que nos leva ao poder que Harry tem que "o Senhor das Trevas não conhece". Quando Voldemort diz a Dumbledore que não há nada pior do que a morte, o diretor diz que ele está errado. "Na verdade, sua falha em entender que há coisas muito piores do que a morte sempre foi sua maior fraqueza".

O que poderia ser pior do que a ausência de vida? Rowling nos diz (através de Dumbledore) que o que é pior do que a ausência de vida é a ausência de amor - e que o amor vence a morte assim como a luz vence as trevas. Dumbledore descreve o poder do amor como uma força transcendente dentro de Harry que é suficiente para derrotar o Senhor das Trevas: “Há uma sala no Departamento de Mistérios que é mantida trancada o tempo todo. Ela contém uma força que é ao mesmo tempo mais maravilhosa e mais terrível do que a morte, do que a inteligência humana, do que as forças da natureza. É também, talvez, o mais misterioso dos vários assuntos de estudo que ali residem. É o poder mantido naquela sala que você possui em grandes quantidades e que Voldemort não possui. Esse poder o levou para salvar Sirius esta noite. Esse poder salvou você de ser possuído por Voldemort, porque ele não suportaria residir em um corpo tão cheio da força que ele detesta. No final, não importava que você não conseguisse fechar sua mente a ele. Foi o seu coração que te salvou”. O amor está atrás da porta, o amor é o poder que Voldemort não pode compreender ou suportar, e é o amor, o amor sacrificial que salva Harry, que permeia o coração de Harry e lhe dá uma parte refletida de seu poder.

Paulo ensina que “o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23). A morte, em outras palavras, é a vida gasta na busca egoísta de vantagens, e não com o próprio Deus que é Vida e Amor. Essa pseudo-vida à parte de Deus é uma morte pior do que a morte física, porque promete uma eternidade nas trevas, fora da glória de Deus. Os seres humanos experimentam a verdadeira vida quando escolhem contra a morte e aceitam uma vida de amor em resistência ao egoísmo e ao mal, dedicado na busca da comunhão com Deus, na vitória sobre a morte tornada possível pela vida e a Ressurreição destruidora de morte de Cristo.

A vida não é um valor a ser perseguido em si mesma; o valor ela tem, nós criamos por nossas escolhas - o que é certo sobre o que é fácil.

7)      A identidade vem das escolhas

A escolha é a capacidade humana de decidir entre duas opções. Se for bem treinada, a pessoa é capaz de discriminar ou escolher bem entre as opções do bem e do mal, do certo e do errado, da vantagem e da desvantagem. Em cada uma das histórias de Harry Potter, podemos ver o que constitui uma "boa escolha".

A primeira dimensão da escolha é o nível implícito. Harry faz dois tipos de escolha em cada livro - sobre que tipo de pessoa ele é e sobre o que fazer em uma crise - e ele sempre escolhe o que é certo em vez do que é fácil. Harry tem a opção de ser leal a um padrão elevado e difícil versus vantagem pessoal. Ele escolhe a lealdade para com o bem. As escolhas de Harry transmitem a mensagem implícita “Faça a coisa certa e difícil; não escolha o caminho fácil e vantajoso”.

Em seu tratamento de escolha, Rowling nos envolve não na escolha per se (como foi quando “morremos” com Harry), mas na bondade que experimentamos quando escolhemos a opção mais difícil, virtuosa e abnegada com Harry. Rowling faz eco a C. S. Lewis no uso da arte para auxiliar nosso crescimento na virtude. Participamos imaginativamente com os personagens quando eles fazem boas escolhas - e essa experiência de leitura influencia positivamente a tomada de decisões em nossas próprias vidas.

As escolhas que fazemos refletem o caráter que temos e moldam o caráter que teremos. Esta é a mesma ideia de manter sua casa limpa; reflete o valor que você atribui à ordem e molda e confirma essa prioridade em sua vida.

Se as escolhas de Harry são boas e boas escolhas significam boas mudanças, então devemos ver Harry mudando por meio de suas escolhas e experiências de uma criança para um “animal humano” mais maduro, autocontrolado e autoconsciente ao longo do curso de cada ano em Hogwarts. Harry se transformou de uma criança impulsiva que tem pressa de julgar e punir em Privet Drive a jovem adulto capaz de grande discernimento e misericórdia semidivina.

Harry, ao que parece, tem um destino maior do que a vida (derrotar Voldemort; salvar o mundo), mas ele pode realizar esse destino apenas fazendo as escolhas certas e se tornando o tipo de pessoa - uma personificação do amor, o poder que o Senhor das Trevas não conhece - capaz de derrotar Voldemort. Ele tem que transcender as preocupações de seu ego, até mesmo de seus preconceitos herdados e das dúvidas que interpõem razões significativas para não acreditar ou obedecer.

Os seres humanos em todos os lugares sabem que eles também têm um fim profetizado no qual são suas escolhas cotidianas, as escolhas a favor ou contra se tornarem pessoas mais amorosas e mais semelhantes a Deus, que determinarão seu destino. Os cristãos nos dizem que cada pessoa nasce como imagem de Deus, criada para uma vida eterna em Sua presença. Temos uma escolha, entretanto, por causa do livre arbítrio que nos foi dado por ele; podemos nos tornar imagens à semelhança de Deus escolhendo o amor em vez da morte e compartilhando a própria Ressurreição do Amor - ou podemos escolher o caminho fácil da vantagem e do conforto pessoal (uma metáfora em nossos corações para imunidade à dor e à morte). São as nossas escolhas diárias que fazem essa diferença: imagem ou semelhança? Amor ou morte?

Ao ler esses livros e se identificar com as boas escolhas do herói, os leitores ganham um impulso por meio de sua imaginação para fazer eles próprios a coisa certa em circunstâncias difíceis. Nossas circunstâncias podem tornar essas escolhas relativamente difíceis ou óbvias, mas as escolhas de Harry nos apontam para aquelas que devemos fazer a fim de realizar nossos destinos profetizados como filhos de Deus e herdeiros do verdadeiro Grifo de Ouro.

8)      Simbolismo e a divisão da alma

O simbolismo é o aspecto mais importante em termos de nossa capacidade de entender a popularidade de Harry Potter, de entender o significado especificamente cristão dos livros e até mesmo de entender as razões certas para os pais se oporem às histórias que seus filhos estão lendo. Uma vez que entendemos os símbolos, podemos entender melhor o que significa ser humano. Como cristãos que acreditam que somos criaturas feitas "à imagem de Deus" (Gênesis 1: 26-27), temos que levar a sério a ideia, pelo menos quando estudamos a literatura inglesa, de que somos de fato símbolos tridimensionais, no tempo e espaço, da Trindade.

O mundo em que vivemos é incompreensível, exceto à luz dos símbolos. Como escreveu Martin Lings, amigo de C. S. Lewis: “Não existe doutrina tradicional que não ensine que o mundo é o mundo dos símbolos, pois não há nada que não seja um símbolo. O homem deve, portanto, compreender pelo menos o que isso significa, não apenas porque ele tem que viver no aqui e agora, mas também e acima de tudo porque sem tal compreensão ele não conseguiria entender a si mesmo, ele sendo o símbolo supremo e central no estado terrestre”. (Martin Lings, Symbol and Archetype: A Study of the Meaning of Existence (Cambridge: Quinta Essentia), vii.)

Simbolismo não é algo que “substitui” outra coisa. Uma alegoria é uma história ou conjunto de palavras em que algo existente na terra é representado por outro personagem ou imagem terrestre. Como leitores, não “interpretamos” alegorias, mas as “traduzimos”; alegorias, ao contrário dos símbolos, são apenas a tradução de uma história para outra língua ou história. Os símbolos tampouco são simples signos, ou pelo menos não são como as placas das ruas, que são simples representações de instruções ou coisas terrenas.

Muitas histórias que são simbólicas, no entanto, são frequentemente explicadas (e descartadas) erroneamente como alegorias. Poucos coisas perturbavam mais C. S. Lewis e J. R. R. Tolkien quanto a explicação crítica de sua ficção como “alegórica”. A razão pela qual seus livros nos tocam tão profundamente e perduram em popularidade por tanto tempo é por causa de seu significado simbólico.

Os símbolos, em vez de analogias para outros eventos terrestres, são transparências por meio das quais vemos realidades maiores do que podemos ver na terra (ver 1 Coríntios 13:12 e 2 Coríntios 3:18). O oceano, conforme se estende até o horizonte distante, é um símbolo do poder infinito e da amplitude da realidade espiritual que os seres humanos chamam de Deus. Ao ver um, podemos sentir o outro. O oceano, como uma massa de água, não tem poder em si mesmo para mexer com o coração; é apenas uma banheira de grandes dimensões. Mas como um símbolo de Deus, uma forma de ver o invisível, pode nos tirar o fôlego ou trazer lágrimas aos nossos olhos.

Os símbolos também são janelas por meio das quais realidades sobrenaturais (poderes, graças e qualidades) se intrometem no mundo. Como Lings escreveu, este é o entendimento tradicional da Criação - que todas as coisas e eventos terrestres testificam “as suas coisas invisíveis desde a criação do mundo” (Romanos 1:20). Esse testemunho inclui o poder da beleza e grandeza naturais (pense em cadeias de montanhas, um campo de flores ou um leão na savana). Também inclui arte sacra, arquitetura e liturgia, que são, por definição, simbólicas em sua representação de realidades maiores do que as terrenas.

Cristo, é claro, também fala em símbolos por meio de suas parábolas. Ele sabe que não podemos entender a verdade como ela existe, então ele envolve essas verdades em histórias edificantes ou janelas através das quais podemos olhar para experimentar alguma semelhança da verdade.

As grandes tradições reveladas ensinam que o homem, como imagem e semelhança de Deus, é um símbolo vivo - tanto no sentido de transparência através da qual olhamos como de abertura através da qual Deus entra no mundo. A humanidade foi criada à imagem de Deus para que o mundo reverencie o Deus que não pode ser visto (ver 1 João 4:20 e a sequência dos Grandes Mandamentos em Marcos 12:30-31). A humanidade também foi projetada para ser um veículo da graça, do poder e do amor de Deus se intrometendo no mundo do tempo e do espaço. A tragédia da “queda” do homem é que, porque a maioria das pessoas não acredita mais que são símbolos de Deus, moldados em sua semelhança, é mais difícil ver Deus em nosso próximo, e muitas vezes é negado ao mundo o acesso a Deus por meio de seus vasos escolhidos.

Ainda somos movidos, no entanto, pelos símbolos na natureza e os símbolos que experimentamos na literatura. Este é o poder do mito: podemos experimentar realidades espirituais invisíveis e verdades maiores do que as coisas materiais visíveis em forma de história. Tolkien descreveu o Cristianismo como o “Mito Verdadeiro”, a intrusão final de Deus no mundo por meio de sua Encarnação como Jesus de Nazaré. A explicação de Tolkein desta ideia foi fundamental na conversão de C. S. Lewis ao Cristianismo; é essa compreensão do propósito e do poder da história que dá à sua ficção profundidade, amplitude e altura.

Os símbolos da literatura, assim como os símbolos da natureza, da arte sacra e dos mitos edificantes, são capazes de nos colocar em contato com uma realidade maior do que aquela que podemos sentir diretamente. Eles fazem isso por meio de nossa imaginação. O poder da escrita de Lewis e Tolkien é encontrado em seu profundo simbolismo; O Senhor dos Anéis não é uma alegoria forçada ou uma maneira de contar a história da Segunda Guerra Mundial, mas um símbolo dinâmico da luta cósmica entre o bem e o mal, da qual a Segunda Guerra Mundial também foi uma representação do mundo real.

Visto que nós, como seres humanos, somos projetados para a experiência de Deus, as histórias que recontam a Grande História de nossa vida maior no Espírito satisfazem o desejo que estamos programados para sentir e responder. Ao contrário da maioria dos romances contemporâneos, que retratam morais realistas ou alegorias terrenas, Harry Potter é muito mais um mito que aponta para o Mito Verdadeiro.

Considere, por exemplo, os personagens principais Harry, Ron e Hermione. Escritores tão diferentes como Dostoyevsky e Tolkien, produtores de televisão e cineastas, todos usaram esse simbolismo específico - porque funciona. O homem é obviamente uma imagem de Deus no sentido de que sua alma é composta por três partes; tem três faculdades ou poderes que simbolizam as três pessoas da Divindade. Chamamos esses poderes de "intestino", "cabeça" e "peito" ou, mais comumente, "corpo", "mente" e "espírito".


Em vez de tentar mostrar como essas três faculdades principais respondem às situações como uma soma em cada personagem, os artistas podem criar personagens que representem uma dessas faculdades e mostrar na história como esses poderes da alma se relacionam uns com os outros. Harry, Ron e Hermione podem ser facilmente conectados com suas faculdades correspondentes. Ron é o resmungão focado no conforto físico; Hermione, a pensadora; e Harry, o coração heroico que conduz a aventura. Harry está claramente no comando. Hermione é a melhor pensadora. Ron é o líder de torcida e agitador de bandeira (em seus melhores momentos). Quando eles seguem o exemplo de Harry e estão alinhados com ele tudo vai bem.

Hermione quase tem colapsos nervosos durante seu tempo longe de Harry e Ron e durante as brigas de Ron com Harry e com ela. Isso não é fraqueza feminina, mas sim uma imagem da fragilidade de um intelecto desencarnado e sem coração. Parte do brilho de Hermione é sua dependência determinada de seus amigos; ela entende que sua brilhante inteligência é gloriosa no cenário correto e quase desumana por si só.

A boa literatura nos treina e nos abastece de "estoque de respostas " e nos permite ver e nos padronizar de acordo com o alinhamento correto dos poderes da alma. Quando nossos desejos estão de acordo com nossa vontade, e tanto a vontade quanto os desejos obedecem às instruções do coração ou do espírito, estamos operando da maneira que fomos designados para ser.

Algo que chama muito a atenção é que o significado transcendente mais especificamente cristão em Harry Potter se encontra no significado dos símbolos. As principais criaturas e figuras mágicas são o grifo, o unicórnio, a fênix, o veado, o centauro, o hipogrifo, a Pedra Filosofal e o leão vermelho. Cada um é um símbolo tradicional das artes e letras na tradição inglesa usada para apontar as qualidades e a pessoa de Cristo.

Alegorias são substitutos ou traduções de histórias de um personagem, qualidade ou evento mundano em uma figura ou história imaginativa. Pode haver apenas uma figura representando a outra, consequentemente, ou será difícil de traduzir; não posso ter duas figuras de Hitler se estou escrevendo uma alegoria da Segunda Guerra Mundial, ou a alegoria fracassa.

Os símbolos, em contraste, podem ser empilhados. Se estou contando uma história de ficção com um significado transcendente, até mesmo uma mensagem cristã, posso incluir personagens e bestas e eventos que apontam para as várias qualidades, ações e promessas de Cristo. Se os símbolos correspondem a essas qualidades, mesmo que não sejam conscientemente entendidos como símbolos de Cristo, eles nos abrem para uma experiência imaginativa dessas qualidades sobrenaturais. Uma variedade desses símbolos entrelaçados em uma história que ecoa a Grande História vai mexer poderosamente até mesmo a alma inconsciente ou que nega o espírito, porque o coração do homo religiosus está sintonizado com essas frequências espirituais específicas que não podem ser totalmente desligadas. Nossos rádios de inteligência cardíaca estão sempre sintonizados com a frequência dos símbolos carregados espiritualmente transmitidos através da história.

As histórias de Harry Potter, em suas jornadas estereotipadas que terminam a cada ano com o triunfo do amor sobre a morte na presença de um símbolo de Cristo, encontram seu poder e popularidade na ressonância que criam em nossos corações. Nós nos conectamos com eles porque eles apontam para o Mito Verdadeiro que nos eleva acima das preocupações mundanas do ego.

Outro eco do ensino cristão no final de Quirrell/Voldemort está na queimadura das mãos e da pele de Quirrell quando eles fazem contato com Harry; Quirrell queima e morre em agonia. Rowling conta aqui em forma de literatura a doutrina cristã tradicional sobre o julgamento de Deus e a natureza do Céu e do Inferno. Um teólogo cristão explica desta forma:

“Deus é verdade e luz. O julgamento de Deus nada mais é do que entrar em contato com a verdade e a luz. No dia do Grande Julgamento, todos os homens aparecerão nus diante desta penetrante luz da verdade. Os “livros” serão abertos. O que são esses “livros”? Eles são nossos corações. Nossos corações serão abertos pela penetrante luz de Deus, e o que há nesses corações será revelado. Se nesses corações houver amor por Deus, esses corações se alegrarão em ver a luz de Deus. Se, ao contrário, houver ódio a Deus nesses corações, esses homens sofrerão ao receber em seus corações abertos esta luz penetrante da verdade que eles detestaram por toda a vida”. (Alexandre Kalomiros, River of Fire (Montreal: Monastery Press, 1982), 18.)

Outro teólogo explica:

“O próprio Deus é recompensa e punição. Todos os homens foram criados para ver Deus incessantemente em sua glória incriada. Se Deus será para cada homem o Céu ou o Inferno, recompensa ou punição, isso dependerá da resposta do homem ao amor de Deus e da transformação do homem do estado de amor egoísta e egocêntrico para o amor semelhante a Deus que não busca seus próprios fins. [...] O propósito principal do Cristianismo Ortodoxo, então, é preparar seus membros para a experiência que todo ser humano terá, mais cedo ou mais tarde”. (John Romanides, Franks, Romans, Feudalism, and Doctrine (Brookline, Mass .: Holy Cross Orthodox Press, 1982), 46.)

Fonte: John Granger, How Harry Cast His Spell, Tyndale House Publishers, Carol Stream, Illinois, EUA, 2008.