13 de novembro de 2018

Atitude

Uma atitude é uma união ou síntese de pensamentos e sentimentos que direciona comportamentos, reações ou respostas.  Suas atitudes são frequentemente baseadas em uma combinação de alguns de seus mapas mentais e emocionais sobre como as pessoas, lugares e coisas funcionam.  Esses mapas são chamados de "esquemas" na psicoterapia.

Uma atitude nada mais é do que alguns pensamentos e sentimentos combinados sobre alguma memória, alguma experiência.  Sua atitude é como você já pensa e sente antes que algo aconteça.  Sua atitude é a sua maneira de responder à vida, ao que acontece enquanto você espera que algo mais aconteça.  Atitudes são profecias auto-realizáveis.  Você tende a se identificar com suas atitudes.  Os outros tendem a rotular ou categorizar você como suas atitudes.  Todos esses processos funcionam para tornar suas atitudes parte do seu ego.  Esse apego provoca defensividade em relação às suas atitudes.  Atitudes que são difíceis de se render, apesar da esmagadora evidência contra elas, são atitudes com as quais você se identificou.

Atitudes sobre o perigo do ego são irreais, pois o ego é irreal.  O ego e o perigo do ego existem apenas como realidades verbais, como todas as fantasias.  A maioria de seus perigos do ego não são nem mesmo fantasias legítimas, porque na maioria das vezes, quando você imagina que os outros estão pensando em você, eles estão realmente pensando em si mesmos.  Pense nas atitudes como se fossem programas prontos para responder, sem qualquer pausa, para saber como você pensa ou sente. 

Emergências e perigos muitas vezes exigem uma resposta rápida.  Atitudes proporcionam resposta rápida.  O problema é que você desenvolve e mantém muitas atitudes desnecessárias para parecer superior aos outros ou para evitar parecer inferior aos outros.  Na maioria das vezes suas atitudes não são apenas desnecessárias, elas bloqueiam seu funcionamento inteligente.

As 5 partes de uma atitude

Se alguma das cinco partes ou componentes listados abaixo estiver faltando, então ou não é uma atitude ou ainda não é uma atitude.  1) Um memorando de uma experiência generalizada conectada a pelo menos uma experiência de exemplo específica.  2) Um julgamento da experiência específica e generalizada como uma experiência.  3) Um sentimento desse julgamento, por exemplo, ansiedade ou raiva.  4) Um dos cinco possíveis desejos, intenções ou motivos: terminar, prevenir, mudar, continuar ou repetir.  (1) Desejo de acabar com a experiência.  (2) Um desejo de impedir que a experiência aconteça novamente.  (3) Um desejo de controlar ou mudar a experiência agora ou quando acontecer de novo . (4) Um desejo de continuar, estender ou manter a experiência.  (5) Um desejo de encontrar, causar ou de alguma forma repetir a experiência.  Todos os cinco desejos podem causar estresse sobre a experiência.  5) Uma conexão direta entre dois opostos.  Os opostos podem ser falados como “o que é” versus “o que deveria ser”, o começo versus o fim , ou “o que está errado” versus “o que é certo”.

5 Atitudes de enfrentamento

1) Aceitar 2) Pesquisar 3) Preferir 4) Dever de 5) Ter que

Atitude de Aceitar

Aceitar é a atitude de nenhuma escolha, nenhum desejo, nenhuma distinção, nenhuma comparação, nenhuma medida e nenhuma condição. Aceitar pode ser entendido como escolher enfrentar “o que é”, o que significa que não há conflito em você entre “o que é” e “o que deveria ser”. A aceitação final é entregar a Deus.  Aceitar não é aceitável para todas as situações, porque há momentos em que você precisa fazer escolhas, assumir riscos e agir. Aceitar abuso, exploração ou terrorismo não é um objetivo. O dom da aceitação é a serenidade. Serenidade é paz de espírito, é quietude da mente.

"Eu aceito as pessoas se comportando da maneira que elas se comportam. Eu aceito os lugares e as coisas como elas são. Eu saúdo a vida com seus vais e véns".

Atitude de Pesquisar

Pesquisar é a atitude de procurar uma escolha.  Pesquisar significa que nenhuma escolha foi feita, mas que uma escolha ou decisão é desejável. Pesquisar requer que você pense "eu não sei" ou não é uma busca real.  Pesquisar não é aceitar a realidade porque a busca implica estar justamente está procurando uma substituição ou ajuste para a realidade.  A pesquisa não é adequada para todas as situações, porque nem sempre há tempo para pesquisar. Por exemplo, quando há uma emergência ou uma crise real, você precisa de ação, não buscando a resposta correta. Se a busca se tornar um fim em si mesma, então a busca está sendo mal utilizada para as necessidades ou evitações do ego.

"Eu estudo maneiras de me comportar de maneira mais eficaz. Eu procuro maneiras para coisas e lugares melhores. Eu exploro maneiras de interagir melhor".

Atitude de Preferir

Preferir é a atitude de desejar, querer, escolher e gostar de uma coisa sobre outra. Ao preferi você sabe o que você gostaria, então você não é insosso, incerto, perdido ou incapaz de tomar uma decisão.  No entanto, você permanece aberto a outras opções e a não conseguir o que deseja.  Você prefere movê-lo para o seu objetivo, mas aceita o fim mesmo quando não é seu objetivo ideal.

Preferir não é certo para todas as situações, porque o que você preferir pode não ter nada a ver com as opções disponíveis, ou pode não haver opções.

"Eu gostaria de me comportar de maneira diferente. Eu quero lugares e coisas diferentes. Espero que minha vida se torne melhor para mim".

Atitude de dever de ("shoulding")

Deve de é a atitude de saber o que é certo, ter uma decisão clara, fazer uma escolha clara e acreditar que você sabe o que é melhor. O deve de está fazendo uma escolha única, ao contrário de preferir, que está apenas desejando uma escolha sobre outras escolhas menos aceitáveis. Com certeza você está certo, confiante, dirigido e concentrado.  Embora a preferência possa ser dispersa, o foco deve estar bem enfocado.  No entanto isso não vale para todas as situações, porque muitas situações não permitem apenas um método, uma resposta, um plano ou uma maneira de fazer as coisas. O deve de também não vale quando não há escolhas a fazer. Se não há opções, não importa o que você acha que esteja certo, o deve de só vai lhe causar estresse e ansiedade.

"As pessoas devem se comportar de maneira diferente. Lugares e coisas devem ser melhorados. A vida deve ser melhor".

Atitude de ter que ("musting")

Ter que é a atitude oposta de aceitar. Enquanto a atitude de aceitar quer acabar com o estresse, a atitude de ter que quer aumentar o estresse.  Ter que é a atitude de não aceitar desculpas, não permitir variação, não aceitar os defeitos inferiores, não tolerar, ter uma opção e manter um foco incondicional. Ter que nem sempre funciona porque as atribuições, metas e planos podem ser alterados pelas circunstâncias.  O preconceito pode ser supergeneralizado e, assim, levar ao problema de ter uma personalidade perfeccionista ou controladora.  Ter que em excesso pode levar, por exemplo, a uma incapacidade de delegar ou aceitar o progresso paulatino.

"As pessoas devem se comportar de maneira diferente. Lugares e coisas serão alterados. A vida deve ser respeitada mais do que é".

Um novo olhar sobre a motivação

Agora você pode entender a motivação como sendo uma atitude dominante.  Assim, o primeiro passo para se tornar motivado é deixar de aceitar (ausência de experiência).  Você sai da zona de conforto (neutralidade).  O segundo passo é procurar metas e métodos: pesquisar. O terceiro passo é escolher metas e métodos: preferir. O quarto passo é manter um objetivo ou método: deve de. O quinto passo é trabalhar no objetivo ou método: ter que.

9 Atitudes ineficaces

1) Encobrir 2) Culpar 3) Condenar 4) Reclamar 5) Preucupar-se 6) Exigir 7) Perseguir 8) Reformular 9) Substituir

Atitude de Encobrir

Encobrir também é conhecido como supressão, repressão, escuridão e inconsciência. Encobrir é o ato de esconder da consciência o que é ego-distônico, ou seja, o que o ego não queira ver ou admitir por medo da dor do ego que daí resultará. encobrir mantém o estresse e o conflito da consciência.  No entanto, o estresse e o conflito continuam inabaláveis ​​na inconsciência, na escuridão.  Encobrir cria mais estresse e conflito, porque você terá um conflito com alguém que consegue ver o estresse e o conflito que você está negando.  Encobrir é ruim, pois força você a trabalhar a energia -- sua mente não está disposta a encarar -- de maneiras tortuosas. Essas formas distorcidas podem incluir desde atacar os outros ou até atacar o seu próprio corpo.  Seu corpo normalmente "queimará" o estresse no coração ou no estômago.  Encobrir de maneira correta é tanto a habilidade de focar e a capacidade de conter problemas para o momento e local certos.  Encobrir de maneira errada é quando você não está enfrentando seus erros e sua falta de habilidades psicológicas.

Atitude de Culpar

Culpar é o ato de colocar a responsabilidade sobre alguém ou alguma coisa além de você mesmo. Você culpa os outros porque você não quer se condenar por suas falhas.  Culpar cria tensão e conflito porque coloca o controle dos seus sentimentos em pessoas e lugares que você não pode controlar. Culpar deixa você imaturo e impotente. Culpar doa seu poder pessoal a outros que não aceitarão ou não poderão aceitá-lo. Culpar você mantém preso no passado e no problema. A culpa aumenta mais do que resolve problemas e conflitos. Culpar leva e mantém a vitimização.

Atitude de Condenar

Condenar é uma expressão de raiva. A condenação é o ato de condenar a si mesmo ou ao outro como sendo seres humanos ruins. A boa condenação é a negação do que é errado.  A condenação ruim é o mesmo que jogar gasolina em uma casa em chamas.

Atitude de Reclamar

Lamente-se reclamando da sua dor como se você não fosse a pessoa principal responsável pela sua dor. Choramingar é a sua esperança de que, se você se sentir desagradável o bastante, alguém virá e resgatará você. Lamentar é fazer o papel de vítima na esperança de alguém vai socorrer você. As mulheres reclamam para serem consoladas. Os homens reclamam para serem encorajados. Se o consolo não funciona para uma mulher, evite essa mulher o quanto puder. Se o encorajamento não funciona para um homem, evite esse homem o quanto puder.

Atitude de Preocupar-se

Preocupar-se é o pensamento mágico de que a preocupação faz alguma coisa.  Preocupar-se é o pensamento mágico de que a preocupação pode evitar o desastre. Preocupar-se é acreditar no estresse e no conflito, e assim encontrará estresse e conflito em todos os lugares.  A preocupação compartilha o estresse e o conflito com os outros, na tentativa de tornar real o estresse e o conflito. A preocupação correta é ser realista sobre os perigos potenciais. A preocupação errada é imaginar o perigo debaixo de cada cama.

Atitude de Exigir

Exigir é insistir que o seu caminho se torne realidade, independentemente de ser ou não possível ou provável. Exigir é a sua tentativa de forçar o seu caminho, apesar do fato de que você não está no controle da realidade. Exigir é o seu orgulho correndo solto.  O correto é insistir apenas em valores absolutos. A exigência errada é insistir no que você gosta ou deseja.

Atitude de Perseguir

Perseguir é punir a si mesmo ou aos outros.  Perseguir é torturar os outros por não fazer com que você se sinta do jeito que você quer se sentir. Perseguir é atormentar as pessoas por vingança. Perseguir é oprimir os outros porque você não está conseguindo o que quer. Perseguir é aterrorizar os outros para o desarranjo.  A perseguição correta é focada em valores corretos.  A perseguição errada é focada em exigências e desejos errados.

Atitude de Reformular

Reformular é semelhante à atitude de encobrir. A diferença entre as atitudes de encobrir e reformular é que encobrir se faz com a nudez ou a inconsciência e reformular se faz com pensamentos, imagens ou sentimentos.  reformular é uma forma sorrateira de mentir. Reformular é esconder uma realidade com outra.  Reformulações típicas como “Eu quis dizer para ajudar a não machucar”, “Eu só estava brincando”, “Não foi tão ruim,” pode ser entendido como uma forma de resistência à terapia.  Reformular significa esconder a perspectiva errada sob uma perspectiva falsa.

Atitude de Substituir

Substituir é mais uma forma de cobertura, de ocultação.  Substituir cobre não com trevas ou com pensamentos, mas distraindo sua atenção de uma coisa com outra coisa. Você pode substituir um vício por outro. Você pode substituir o trabalho solitário por ansiedade social. Você pode substituir um cônjuge por um dos pais. A correta substituição é redirecionar de improdutivo para produtivo.  A má substituição é negar um problema, concentrando-se em outra coisa.

As 2 principais preocupações dos adultos

As duas principais preocupações dos adultos são: (1) buscar o prazer do ego, uma auto-estima positiva;  (2) evitar a dor do ego, uma auto-estima negativa. Por exemplo, você encobre para evitar acusações que levem à auto-queda. Você culpa os outros para evitar que você seja culpado. Você amaldiçoa os outros para impedir você de ser amaldiçoado. Você choraminga para fazer os outros culparem qualquer outra pessoa que não seja você. Você exige que os outros mudem para que você não seja culpado novamente. Você persegue os outros por te deixarem culpado para que eles não façam isso novamente. Você reformula seus erros para evitar que se julgue. Você substitui qualquer foco em suas falhas com foco nas falhas de outra pessoa.

As culpas, do melhor ao pior

MELHOR: culpe suas regras de escolha.
BOM: culpe suas escolhas.
DESPERDÍCIO: culpe seus comportamentos.
ERRADO: culpe a vida ou a existência.
RUIM: culpar a sociedade ou o governo.
PIOR: culpar pais, parceiros, família, o eu.

O que culpar pelo meu comportamento errado? Posso culpar meu eu? Não. Meu eu não é meus pensamentos, sentimentos ou comportamentos. Posso culpar meu comportamento?  Não. Meu comportamento não define meu eu . Posso culpar meu processo de decisão?  Sim.  Eu não faço nada sem decidir fazê-lo. Embora eu não esteja consciente de muitas das minhas decisões ou de muitos dos meus processos decisórios, isso não significa que eles não estejam operacionais. Meu comportamento não é o processo decisório que me levou a escolher o comportamento errado. Só o meu processo de tomada de decisão é o meu processo de decisão. Conseqüentemente, somente o meu processo de tomada de decisão deve ser responsabilizado e responsabilizado pelo meu comportamento errado. Meu eu e meu comportamento não decidem o que eu faço.  Meus processos decisórios decidem o que eu faço.

Emoções "GADSAP"

O GADSAP, pronunciado gad sap, é um acrônimo para as emoções problemáticas.  As emoções problemáticas são culpa, ansiedade, depressão, vergonha, raiva e orgulho. Essas emoções são problemáticas porque muitas vezes são mal utilizadas para causar discórdia e dor psicológica.

Culpa

A culpa é a sensação de estar condenado no presente. A culpa é útil quando a culpa leva você a mudar de processos de escolha ineficazes ou destrutivos para processos de escolha eficazes ou criativos .  A culpa é dolorosa quando a culpa leva você a condenar e culpar o seu ser ou do outro. A culpa é útil quando focada em regras ou deveres para escolhas, e não quando focada em regras ou deveres para si mesmo. A culpa é um desperdício quando a culpa leva você a culpar e a amaldiçoar o comportamento de alguém ou de outra pessoa. A culpa é mais eficaz quando se concentra na melhoria das atitudes e, especialmente, nas atitudes que controlam as escolhas.

Ansiedade

A ansiedade é a sensação de dano potencial no presente ou no futuro. Ansiedade é medo da dor. Não há ansiedade sem medo da dor. No entanto, o medo não precisa ser baseado na realidade -- pode ser apenas sobre eventos imaginários ou fantasiosos. Existem quatro tipos de ansiedade: (1) ansiedade sobre a dor física;  (2) ansiedade sobre a dor do ego;  (3) ansiedade sobre os outros se machucarem fisicamente;  (4) ansiedade sobre outros se machucarem psicologicamente. As três condições para a ansiedade são: 1) Lembrar-se da dor passada ou da dor futura imaginária.  2) Dúvida sobre sua capacidade de resolver problemas ou lidar com a dor. 3) Crença de que deve haver uma maneira melhor de resolver problemas ou lidar com a dor.  A base para a ansiedade é a necessidade percebida de prevenção da dor.

A primeira pergunta que devemos fazer é: “A dor jamais deve ser experimentada?” Pode ser que a dor seja uma parte natural da vida. Pode ser que a dor seja aleatória ou cíclica.  Pode ser que a dor seja improvável de acontecer novamente.  Pode até ser que a dor seja útil de alguma forma. A segunda pergunta é: “ Você realmente tem que evitar a dor?” Pode ser que você nunca consiga evitar a dor. Pode ser que ninguém consiga evitar a dor. Pode ser que você consiga evitar ou diminuir a dor, mas não impedi-la. 

Você não usa um alarme para resolver problemas. Você usa um alarme para notificá-lo de que há ou poderá haver problemas. Por favor, não atravesse uma rua movimentada sem ansiedade . Por favor, não use equipamentos perigosos sem ansiedade. No entanto, não deixe a ansiedade guiar seu comportamento ou problemas seguramente surgirão. 

A ansiedade é apenas para dizer "o quê".  A ansiedade nunca é para dizer "como".  Ansiedade é um alarme, não um guia.  A ansiedade não deve ser seu ator ou ação. A ansiedade deve ser apenas sua consciência.

Depressão

A depressão é a sensação de estar inescapavelmente condenado no passado, presente e futuro. A depressão é a autodestruição correndo solta. A depressão é a auto-repressão no comando da sua consciência.

A primeira pergunta que devemos fazer é: “Eu realmente tenho que encontrar todas as minhas falhas?” Pode ser que, ao procurar por falhas, você crie falhas. Pode ser que não haja fim para encontrar as falhas humanas porque os seres humanos não são perfeitos em nada. Pode ser que, ao se concentrar em encontrar falhas, você esteja apenas aumentando suas falhas e adicionando essa falha à lista. Pode ser uma tarefa impossível encontrar todas as suas falhas. A segunda pergunta é: "Eu realmente tenho que culpar e me condenar por todos os meus defeitos?" Eu posso descobrir que culpar e condenar é a minha pior falha. Eu posso descobrir que culpar e condenar a mim mesmo como minhas falhas apenas as faz aumentar. Eu posso descobrir que culpar e me condenar me impede de trabalhar no problema real: meus processos de escolha.

Vergonha

Vergonha é a sensação de ser um pária. A culpa é sobre quebrar suas regras, sobre ofender sua consciência. A vergonha é sobre as regras da sociedade, sobre ofender a consciência da sociedade. Vergonha é fazer com que você se sinta mal, então você será bom. Vergonha é fazer com que você se sinta um demônio, então você vai agir como um anjo. Maldizer-se é prazer masoquista.
A diferença entre vergonha e culpa é que a culpa é a sua consciência pessoal falando e a vergonha é a sua consciência social falando. Em outras palavras, a culpa é a consciência de que você quebrou uma das suas regras ou valores, e a vergonha é a consciência de que você quebrou uma das regras ou valores da sociedade. A vergonha é necessária para a socialização. A vergonha é prejudicial quando você se envergonha de sua identidade.

Raiva

A raiva é a sensação de mágoa física ou mental. A raiva é uma maneira de se machucar. Não há raiva sem ferir. No entanto, o problema não precisa ser baseado na realidade - pode ser apenas imaginado.  A dor do ego resulta em raiva, porque a dor é real, embora no que se baseia -- o ego -- seja inteiramente irreal.

Raiva não é ação.  A raiva é um chamado à ação.  A raiva é um grito de guerra, não a batalha.
Dor ou mágoa é apenas uma das condições da raiva. Há duas outras condições que também precisam ser atendidas para você desenvolve a raiva: (1) você deve estar certo de que um dos seus valores ou regras foram quebradas;  (2) você deve acreditar que o seus valores ou regras não deveriam ter sido quebrados. A base para a raiva é a necessidade percebida de acabar com a dor.

A raiva psicológica vem da dor do ego. A dor do ego vem da escolha de aceitar pensamentos negativos, sentimentos ou eventos como sendo seu eu.

Orgulho

O orgulho é a sensação do prazer do ego. O orgulho é pensar que você é de alguma forma superior aos outros. O orgulho é o veneno nos relacionamentos humanos. O orgulho é pensar que você é bom para fazer o bem. O prazer do ego geralmente vem do orgulho de julgar os outros como piores; portanto, você é melhor. Você sente orgulho de pensar que está compensando seus erros punindo-os.  Você sente orgulho de torná-los sua vítima e inferiores.

O orgulho pode ser entendido como dois deveres: (1) Para que eu seja bom, eu e os outros devem ver a mim fazendo o bem ; (2) Para eu ser bom, devo acreditar e ser responsável por qualquer bem que eu faça.  Alguém pode realmente se tornar melhor fazendo o melhor?  Alguém pode realmente se tornar bom fazendo o bem? Você pode jogar beisebol melhor do que outros, mas não pode ser melhor que os outros.

O orgulho de fazer um bom trabalho pode ser a motivação para fazer mais bons trabalhos. O orgulho de si mesmo é acreditar que você é um ser humano superior, apesar do fato de que todos os seres humanos são iguais.

Inconsciência incompreendida

A inconsciência é normal, natural e necessária. A inconsciência é usada para esconder conflitos e imagens negativas do ego. Os graus de inconsciência -- inconsciente, subconsciente, pré-consciênte, consciente -- existem como níveis de negação, escuridão e proteção do ego.  Apenas consciência e inconsciência são necessárias.

Sua mente consciente é serial.  Sua mente inconsciente é paralela.  O que isto significa é que conscientemente você só pode se concentrar em uma coisa de cada vez. Às vezes você se empolga tanto que parece estar se concentrando em mais de uma coisa de cada vez, mas conscientemente isso é realmente impossível. Inconscientemente, sua mente pode trabalhar em paralelo ou em muitas coisas ao mesmo tempo.  Por exemplo, ao aprender a dirigir um automóvel, você está consciente da direção, do freio, do aceleradoro, da localização, entre muitas variáveis. Quando você está aprendendo, você pode conscientemente prestar atenção a apenas uma dessas variáveis ​​de cada vez. 

Isso faz com que a direção pareça impossível. Mas à medida que você aprende cada processo individualmente e atribui as atitudes adequadas para governá-lo, esse processo se torna inconsciente.
Você usa mal sua inconsciência escondendo conflitos e aspectos feios do seu ego nela. Embora seja necessário colocar programas na inconsciência para que eles possam ser executados no piloto automático, usar a inconsciência para ocultar o que você não quer manipular ou o que você deseja negar é usar a inconsciência de maneira errada. Colocar a auto-imagem negativa na inconsciência é o subproduto da auto-estima. Auto-estima é apenas o nome moderno do ego. Como é impossível ter um positivo sem negativo, sempre que você se define como imagens e conceitos positivos, também está se definindo como imagens e conceitos negativos. A fim de manter qualquer auto-imagem positiva, então você deve negar seu oposto, ocultando seu oposto na inconsciência. Da inconsciência, você pode projetar o negativo em um bode expiatório ou inimigo externo.

Quando você está tendo dificuldades em qualquer área, então você precisa reconhecer suas atitudes inconscientes. Você faz isso prestando atenção às suas reações nos relacionamentos relacionados. Você faz isso diminuindo suas reações nos relacionamentos. Você faz isso procurando atitudes antes, durante e depois de reagir.

Você pode estar certo, ou você pode fazer o certo. Enquanto você estiver certo, então você não pode fazer o certo. Por quê? Porque ser o certo transforma o conhecimento em pensamento. E porque o conhecimento pode existir apenas como uma dualidade, para estar certo, você também deve estar errado. Então, conscientemente, você se identifica como certo, e inconscientemente se identifica como se estivesse certo. Para manter essa dualidade, você pode encontrar ou criar um inimigo externo para representar sua inconsciência incerta.  Ou, para manter essa dualidade, você pode encontrar ou criar um inimigo interno para posar como sua inconsciência. Que comecem os jogos!  Você não pode fazer nada. A ação não é uma coisa certa.  Quando você faz bem uma coisa, você não pode fazer o bem. Quando você mata a escolha, perde a escolha. A escolha é uma ação, não uma coisa.  Por isso, as pessoas mais imorais são aquelas que pregam e ensinam a moralidade, pois elas mesmas não podem segui-la.  Eles estão mortos como moralidade.  A moralidade está morta como eles.

Fonte: Kevin FitzMaurice, Attitude Is All You Need, FitzMaurice Publishers, 2a edição, Portland, OR, EUA, 2011. Trechos selecionados.