10 de abril de 2023

Doença e eternidade


Estava uma freira então enferma, com uma grandíssima e mui penosa enfermidade. Tinha umas bocas [chagas] no ventre - que se lhe tinham feito de opilações [obstruções] - por onde deitava o que comia. Morreu disto em breve. Eu via todas temerem aquele mal; a mim, fazia-me grande inveja a sua paciência. Pedia a Deus que, dando-ma assim a mim, me desse as enfermidades que fosse servido. Ao que me parece, a nenhuma temia. Estava tão disposta a ganhar bens eternos, que por qualquer meio me determinava a ganhá-los. E espanto-me porque - segundo julgo - ainda não tinha amor de Deus, como depois que comecei a ter oração me parece que tenho tido. Era somente uma luz de me parecer de pouca estima tudo o que se acaba, e de muito preço os bens que se podem ganhar com ele, pois são eternos. 

Fonte: Santa Teresa de Jesús, Libro de la Vida, Penguin Random House Grupo Editorial, Barcelona, Espanha, 2015.