8 de outubro de 2020

Santa Maria Madalena


Às margens do Lago Genesaré (Galiléia), entre as cidades de Cafarnaum e Tiberíades, ficava a pequena cidade de Magdala, cujos vestígios sobreviveram até os nossos dias. Agora, apenas a pequena aldeia de Mejhdel fica no local.

Uma mulher cujo nome entrou para sempre no relato do Evangelho nasceu e cresceu em Magdala. O Evangelho não nos diz nada sobre os anos de juventude de Maria, mas a tradição nos informa que Maria de Magdala era jovem e bonita e levava uma vida pecaminosa. Diz os Evangelhos que o Senhor expulsou sete demônios de Maria (Lucas 8:2). Desde o momento de sua cura, Maria levou uma nova vida e se tornou uma verdadeira discípula do Salvador.

O Evangelho relata que Maria seguiu o Senhor quando Ele foi com os apóstolos pelas cidades e vilas da Judéia e da Galiléia pregando acerca do Reino de Deus. Junto com as piedosas mulheres Joana, esposa de Cusa (mordomo de Herodes), Susana e outras, ela O serviu com suas próprias posses (Lucas 8:1-3) e, sem dúvida, compartilhou com os apóstolos as tarefas evangélicas, em comum com as outras mulheres. O Evangelista Lucas, evidentemente, a tem em vista, juntamente com as outras mulheres, quando afirma que no momento da Procissão de Cristo sobre o Gólgota, quando após o flagelo tomou sobre Si a pesada cruz, desabando sob seu peso, as mulheres o seguiram chorando e lamentando, mas Ele as consolou. O Evangelho relata que Maria Madalena estava presente no Gólgota no momento da crucificação do Senhor. 

Os evangelistas também listam entre os que estão na cruz a mãe do Apóstolo Tiago e Salomé e outras mulheres seguidoras do Senhor da Galiléia, mas todos mencionam Maria Madalena primeiro. São João, além da Mãe de Deus, cita apenas ela e Maria Cleofas. Isso indica o quanto ela se destacou de todas as mulheres que se reuniram em torno do Senhor.

Ela foi fiel a Ele não apenas nos dias de Sua Glória, mas também no momento de Sua extrema humilhação e insulto. Como relata o Evangelista Mateus, ela esteve presente no enterro do Senhor. Diante de seus olhos, José e Nicodemos foram ao sepulcro com Seu corpo sem vida. Ela os viu cobrirem a entrada da caverna com uma grande rocha, sepultando a Fonte da Vida. 

Fiel à Lei em que foi criada, Maria, juntamente com as outras mulheres, passou o dia seguinte em repouso, pois era o grande dia do sábado, coincidindo com a festa da Páscoa. Mas durante todo o resto do dia as mulheres juntaram especiarias para ir ao Túmulo do Senhor na madrugada de domingo e ungir Seu Corpo de acordo com o costume dos judeus. 

É necessário mencionar que, tendo concordado em ir no primeiro dia da semana ao túmulo pela manhã, as santas mulheres não tiveram possibilidade de se encontrar no sábado. Elas foram na sexta-feira à noite a suas respectivas casas. Saíram apenas na madrugada do dia seguinte para ir ao Sepulcro, não todas juntos, mas cada uma de sua casa. 

O Evangelista Mateus escreve que as mulheres iam ao túmulo ao amanhecer, ou como o Evangelista Marcos expressa, muito cedo antes do nascer do sol. O Evangelista João, elaborando sobre isso, diz que Maria veio ao túmulo tão cedo que ainda estava escuro. Obviamente, ela esperou impacientemente pelo fim da noite, mas ainda não amanhecera. Ela correu para o lugar onde estava o Corpo do Senhor.a

Maria foi ao túmulo sozinha. Vendo a pedra empurrada para longe da caverna, ela fugiu, com medo, para contar aos apóstolos mais próximos de Cristo, Pedro e João. Ouvindo a estranha mensagem de que o Senhor havia saído do túmulo, os dois apóstolos correram para o túmulo e, vendo a mortalha e os panos enrolados, ficaram maravilhados. Eles saíram dali e não disseram nada a ninguém, mas Maria voltou ao túmulo e ficou perto da sua entrada e chorou. Aqui, neste túmulo escuro, há pouco jazia seu Senhor sem vida.u

Querendo uma prova de que a tumba estava realmente vazia, ela desceu e viu uma cena estranha. Ela viu dois anjos em vestes brancas, um sentado na cabeça, o outro aos pés, onde o Corpo de Jesus havia sido colocado. Eles perguntaram a ela: "Mulher, por que choras?" Ela respondeu-lhes com as palavras que dissera aos apóstolos: “Eles levaram o meu Senhor, e não sei onde O puseram”. Naquele momento, ela se virou e viu Jesus Ressuscitado perto do túmulo, mas ela não o reconheceu.

Ele perguntou a Maria: “Mulher, por que choras? A quem procuras? " Ela respondeu pensando que estava vendo o jardineiro: “Senhor, se tu o levaste, diga onde o puseste, e eu o levarei embora”. 

Então ela reconheceu a voz do Senhor. Esta foi a voz que ela ouviu naqueles dias e anos, quando ela seguia ao Senhor por todas as cidades e lugares onde Ele pregava. Ele falou o nome dela, e ela deu um grito de alegria: “Rabino” (Mestre).

Respeito e amor, carinho e profunda veneração, um sentimento de gratidão e reconhecimento por Seu Esplendor como grande Mestre, tudo se reuniu neste único clamor. Ela não pôde dizer mais nada e se jogou aos pés de seu Mestre para lavá-los com lágrimas de alegria. Mas o Senhor disse-lhe: “Não me toque; pois ainda não subi para Meu Pai; mas vá a Meus irmãos e diga-lhes: 'Subo para Meu Pai e vosso Pai; ao meu Deus e ao seu Deus. '”

Ela voltou a si e novamente correu para os apóstolos, para fazer a vontade daquele que a enviou para pregar. Novamente ela correu para a casa onde os apóstolos ainda permaneciam consternados, e proclamou a eles a alegre mensagem: "Eu vi o Senhor!" Esta foi a primeira pregação no mundo sobre a Ressurreição.

Os apóstolos proclamaram as boas novas ao mundo, mas ela as proclamou aos próprios apóstolos.

A Sagrada Escritura não nos fala sobre a vida de Maria Madalena após a Ressurreição de Cristo, mas é impossível duvidar que, se nos terríveis minutos da Crucificação de Cristo ela estava aos pés de Sua Cruz com Sua Santa e Pura Mãe e com São João, ela não tivesse ficado com eles durante a época mais feliz após a Ressurreição e Ascensão de Cristo. Assim, nos Atos dos Apóstolos, São Lucas escreve que todos os apóstolos, com o mesmo pensamento, permaneceram em oração e súplicas, com algumas mulheres e Maria, a Mãe de Jesus e seus irmãos. 

A tradição testifica que quando os apóstolos partiram de Jerusalém para pregar aos confins da terra, Maria Madalena também foi com eles. Mulher ousada, cujo coração estava repleto de reminiscências da Ressurreição, ela ultrapassou as fronteiras de sua terra natal e foi pregar na Roma pagã. Em todos os lugares ela proclamou às pessoas sobre Cristo e Sua doutrina. Quando muitos não acreditaram que Cristo ressuscitou, ela repetiu para eles o que havia dito aos apóstolos na radiante manhã da Ressurreição: “Eu vi o Senhor!” Com esta mensagem ela viajou por toda a Itália.

A tradição relata que, na Itália, Maria Madalena visitou o Imperador Tiberíades (14-37 d.C.) e proclamou a Ressurreição de Cristo. Segundo a tradição, ela trouxe para ele um ovo vermelho como símbolo da Ressurreição, um símbolo de uma nova vida, com as palavras: “Cristo ressuscitou!” Em seguida, ela disse ao imperador que em sua província da Judéia o injustamente condenado Jesus, o Galileu, um homem santo, fazedor de milagres, poderoso diante de Deus e de toda a humanidade, havia sido executado por instigação dos sumos sacerdotes judeus, e a sentença confirmada pelo procurador nomeado por Tiberíades, Pôncio Pilatos.

Maria repetiu as palavras dos apóstolos, que somos resgatados da vaidade da vida não com prata ou ouro perecíveis, mas pelo precioso Sangue de Cristo.

Graças a Maria Madalena, o costume de dar uns aos outros ovos pascais no dia da Ressurreição de Cristo se espalhou entre os cristãos de todo o mundo. Em um antigo manuscrito grego, escrito em pergaminho, mantido na biblioteca do mosteiro de Santo Atanásio, perto de Tessalônica, há uma oração lida no dia da Santa Páscoa pela bênção de ovos e queijo. Nela está indicado que o hegúmeno, ao distribuir os ovos bentos, diz aos irmãos: “Assim recebemos dos Santos Padres, que preservaram este costume desde o tempo dos Santos Apóstolos, porquanto a Santa Igual-aos-Apóstolos Maria Madalena foi a primeira a mostrar aos crentes o exemplo desta oferta alegre. ”

Maria Madalena continuou sua pregação na Itália e na própria cidade de Roma. Evidentemente, o Apóstolo Paulo a tem em mente em sua epístola aos Romanos (16:6), onde junto com outros ascetas da pregação evangélica ele menciona Maria (Mariam), que, segundo ele, “trabalhou muito por nós”. Evidentemente, ela serviu intensamente à Igreja em seus meios de subsistência e em suas dificuldades, estando exposta aos perigos e compartilhando com os apóstolos os trabalhos da pregação.

De acordo com a tradição da Igreja, ela permaneceu em Roma até a chegada do Apóstolo Paulo, e por mais dois anos após sua partida de Roma, após o primeiro julgamento do tribunal sobre ele. De Roma, Santa Maria Madalena, já curvada pela idade, mudou-se para Éfeso, onde o Santo Apóstolo João trabalhou sem cessar. Lá a santa terminou sua vida terrena e foi sepultada.

Suas sagradas relíquias foram transferidas no século IX para Constantinopla e colocadas no mosteiro da Igreja de São Lázaro. Na época das campanhas dos cruzados, eles foram transferidos para a Itália e colocados em Roma sob o altar da Catedral de Latrão. Parte das relíquias de Maria Madalena estão em Provage, França, perto de Marselha, onde, no sopé de uma montanha íngreme, uma esplêndida igreja foi construída em sua homenagem.

A Igreja Ortodoxa homenageia a sagrada memória de Santa Maria Madalena, a mulher chamada pelo próprio Senhor das trevas à luz, e do poder de Satanás a Deus.

Anteriormente imersa no pecado e tendo recebido cura, ela sincera e irrevogavelmente começou uma nova vida e nunca vacilou nesse caminho. Maria amou o Senhor que a chamou para uma nova vida. Ela foi fiel a Ele não apenas quando Ele estava cercado por multidões entusiasmadas e ganhando reconhecimento como um taumaturgo, mas também quando todos os discípulos O abandonaram com medo enquanto Ele, humilhado e crucificado, estava pendurado em tormento na Cruz. É por isso que o Senhor, conhecendo sua fidelidade, apareceu primeiro a ela e a considerou digna de ser a primeira a proclamar Sua Ressurreição.

Fonte