18 de janeiro de 2023

Albert Ellis vs. ego


Muito do que podemos chamar de “ego” humano é algo vago e indeterminado e, quando concebido e classificado de maneira abrangente, interfere na sobrevivência e na felicidade. Certos aspectos do “ego” parecem ser vitais e levam a resultados benéficos: pois as pessoas existem, ou têm vida, por vários anos, e também têm autoconsciência ou consciência de sua existência. Nesse sentido, elas têm singularidade, continuidade e “ego”. O que as pessoas chamam de “eu” ou “totalidade” ou “personalidade”, por outro lado, tem uma qualidade vaga, quase indefinível. As pessoas podem ter características “boas” ou “ruins” – características que as ajudam ou atrapalham em seus objetivos de sobrevivência ou felicidade – mas elas realmente não têm um “eu” que “seja” bom ou mau.

Para aumentar sua saúde e felicidade, a Terapia Racional Emotiva Comportamental (REBT) recomenda que as pessoas resistam à tendência de avaliar seu “eu” ou “essência” e é melhor que apenas avaliem suas ações, traços, atos, características e desempenhos. De certa forma, elas também podem avaliar a eficácia de como pensam, sentem e fazem. Depois de escolherem seus objetivos e propósitos, elas podem avaliar sua eficácia e eficiência na consecução desses objetivos. E, como uma série de experimentos de Albert Bandura e seus alunos mostraram, a crença delas em sua eficácia geralmente os ajuda a se tornarem mais produtivos e realizadores. Mas quando as pessoas dão uma classificação global e geral ao seu “eu” ou “ego”, elas quase sempre criam pensamentos, sentimentos e comportamentos neuróticos e autodestrutivos.

A grande maioria dos sistemas de psicoterapia parece empenhada em – na verdade, quase obcecada por – sustentar, reforçar e fortalecer a “autoestima” das pessoas. Isso inclui sistemas tão diversos como a psicanálise, a teoria da relação de objetos, a terapia gestalt e até mesmo algumas das principais terapias cognitivo-comportamentais. Pouquíssimos sistemas de mudança de personalidade, como o zen-budismo, assumem uma posição oposta e tentam ajudar os humanos a diminuir ou renunciar a alguns aspectos de seus egos; mas esses sistemas tendem a ter pouca popularidade e gerar muita disputa.

Carl Rogers ostensivamente tentou ajudar as pessoas a alcançarem uma “consideração positiva incondicional” e assim a se verem como “boas pessoas” apesar de sua falta de realização. Na verdade, porém, ele as induziu a se considerarem “bem” por terem um bom relacionamento com um psicoterapeuta. Mas isso, infelizmente, faz com que sua autoaceitação dependa da atuação acrítica do terapeuta em relação a eles. Se assim for, isso ainda é uma aceitação altamente condicional, em vez da autoaceitação incondicional que a REBT ensina.

A REBT (Terapia Racional Emotiva Comportamental) constitui uma das poucas escolas terapêuticas modernas que se posicionou contra a classificação do ego e continua a se posicionar ainda mais forte nessa direção à medida que cresce em sua teoria e suas aplicações. Este artigo descreve a posição atualizada da REBT sobre a avaliação do ego e explica por que a REBT ajuda as pessoas a diminuir suas propensões a avaliarem o ego.

ASPECTOS LEGÍTIMOS DO EGO HUMANO

A REBT primeiro tenta definir os vários aspectos do ego humano e endossar seus aspectos “legítimos”. Ela subentende que os principais objetivos ou propósitos de um indivíduo incluem: (1) permanecer vivo e saudável e (2) desfrutar da vida – experimentar muita felicidade e relativamente pouca dor ou insatisfação. Podemos, é claro, argumentar contra esses objetivos; e nem todos os aceitam como “bons”. Mas supondo que uma pessoa os valorize, então ele ou ela pode ter um "ego", "eu", "autoconsciência" ou "personalidade" válidos, que podemos conceber como algo nas seguintes linhas:

1. “Eu existo – tenho uma vitalidade contínua que dura talvez 80 anos ou mais e depois aparentemente chega ao fim, de modo que ‘eu’ não mais existo”.

2. “Eu existo separadamente, pelo menos em parte, de outros humanos e, portanto, posso conceber a mim mesmo como um indivíduo em meu ‘próprio’ direito”.

3. “Eu tenho características diferentes, pelo menos em muitos de seus detalhes, de outros humanos e, consequentemente, meu 'eu' ou minha 'vida' tem um certo tipo de singularidade. Nenhuma outra pessoa em todo o mundo parece ter exatamente as mesmas características que eu, nem se iguala a ‘eu’ ou constitui a mesma entidade que ‘eu’”.

4. “Tenho a capacidade de continuar existindo, se assim decidir, por um certo número de anos — de ter uma existência contínua e de ter algum grau de traços consistentes à medida que continuo existindo. Nesse sentido, permaneço ‘eu’ por muito tempo, mesmo que minhas características mudem em aspectos importantes”.

5. “Tenho consciência, ou consciência de minha continuidade, de minha existência, de meus comportamentos e características e de vários outros aspectos de minha vivência e experiência. Posso, portanto, dizer: ‘Tenho autoconsciência’”.

6. “Tenho algum poder para prever e planejar minha existência ou continuidade futura e para mudar algumas de minhas características e comportamentos de acordo com meus valores e objetivos básicos. Meu ‘comportamento racional’, como apontou Myles Friedman, consiste em grande parte em minha capacidade de prever e planejar meu futuro”.

7. “Devido à minha 'autoconsciência' e minha capacidade de prever e planejar meu futuro, posso mudar consideravelmente minhas características presentes e futuras (e, portanto, 'existência'). Em outras palavras, eu posso, pelo menos parcialmente, controlar-me a ‘mim mesmo’”.

8. “Da mesma forma, tenho a capacidade de lembrar, entender e aprender com minhas experiências passadas e presentes e usar essa lembrança, compreensão e aprendizado a serviço de prever e mudar meu comportamento futuro.”

9. “Posso escolher descobrir o que gosto (desfrutar) e do que não gosto (desgostar) e tentar experimentar mais do que gosto e menos do que não gosto. Eu também posso escolher sobreviver ou não sobreviver”.

10. “Posso escolher monitorar ou observar meus pensamentos, sentimentos e ações para me ajudar a sobreviver e levar uma existência mais satisfatória ou agradável”.

11. “Posso ter confiança (acreditar que existe uma alta probabilidade) de que posso permanecer vivo e me tornar relativamente feliz e livre de dor”.

12. “Posso escolher agir como um hedonista de curto prazo que busca principalmente os prazeres do momento e dá pouca consideração aos do futuro, ou como um hedonista de longo prazo que considera tanto os prazeres do momento quanto os de o futuro e que se esforça para alcançar um grau justo de ambos”.

13. “Posso escolher me ver como tendo valor ou dignidade por razões pragmáticas - porque então tenderei a agir de acordo com meus próprios interesses, buscar prazeres em vez de dor, sobreviver melhor e me sentir bem.”

14. “Posso escolher aceitar-me incondicionalmente – quer me saia bem ou não ou seja aprovado pelos outros. Posso, assim, me recusar a avaliar 'meu eu', 'minha totalidade', 'minha personalidade'. Em vez disso, posso avaliar minhas características, ações, atos e desempenhos - com o objetivo de sobreviver e aproveitar mais minha vida, e não com o objetivo de 'provar meu valor' ou ser 'egoísta' ou mostrar que tenho uma visão 'melhor' ou 'maior' valor do que outros”.

15. “Meu 'eu' e minha 'personalidade', embora, sob aspectos importantes, sejam individualistas e únicos para mim, também fazem parte da minha sociabilidade e da minha cultura. Uma parte extraordinariamente grande do meu "eu" e como "eu" penso, sinto e me comporto é significativamente influenciada - e até criada - por meu aprendizado social e por ser testado em vários grupos. Estou longe de ser apenas um indivíduo por direito próprio. Minha personalidade inclui socialidade. Além disso, estou longe de ser um eremita, mas decidi passar grande parte da minha vida em família, escola, trabalho, vizinhança, comunidade e outros grupos. Os “meus” modos de vida individuais, portanto, fundem-se com as regras “sociais” de vida. Meu “eu” é um produto pessoal e social – e um processo! Minha autoaceitação incondicional (USA) deveria incluir intrinsecamente a aceitação incondicional do outro (UOA). Eu posso – e vou! – aceitar outras pessoas, assim como a mim mesmo, com nossas virtudes e nossas falhas, com nossas realizações importantes e nossos fracassos, só porque estamos vivos e passando bem, só porque somos humanos! Vale a pena lutar pela minha sobrevivência e felicidade, assim como pelo resto da humanidade.

Estes, parece-me, são alguns aspectos “legítimos” da avaliação do ego. Por que legítimo? Porque eles parecem ter alguma “realidade” – isto é, têm alguns “fatos” por trás deles. E porque eles parecem ajudar as pessoas que os endossam a atingir seus valores básicos habituais de sobreviver e sentir-se felizes, em vez de miseráveis.

ASPECTOS AUTODESTRUTIVOS DO “EGO” HUMANO (AUTOAVALIAÇÃO)

Ao mesmo tempo, as pessoas subscrevem alguns aspectos “ilegítimos” do “ego” humano ou da autoavaliação, como estes:

1. “Eu não existo apenas como uma pessoa única, mas como uma pessoa especial. Sou uma pessoa melhor do que as outras pessoas por causa de minhas características marcantes”.

2. “Tenho uma qualidade sobre-humana e não meramente humana. Eu posso fazer coisas que outras pessoas não podem fazer e mereço ser endeusado por fazer essas coisas”.

3. “Se não possuo características marcantes, especiais ou sobre-humanas, sou sub-humano. Sempre que não tenho um desempenho notável, mereço ser demonizado e condenado”.

4. “O universo se preocupa especial e significativamente comigo. Tem um interesse pessoal em mim e quer que eu me saia muito bem e me sinta feliz”.

5. “Preciso que o universo se preocupe especialmente comigo. Se não, sou um indivíduo inferior, não posso cuidar de mim mesmo e devo me sentir desesperadamente miserável”.

6. “Porque eu existo, eu absolutamente tenho que ter sucesso na vida e devo obter amor e aprovação de todas as pessoas que considero importantes”.

7. “Porque eu existo, devo sobreviver e continuar a ter uma existência feliz”.

8. “Porque eu existo, devo existir para sempre e ter imortalidade”.

9. “Eu sou igual às minhas características. Se eu tiver características ruins significativas, eu me classifico como totalmente ruim; e se eu tiver boas características, eu me classifico como uma boa pessoa”-

10. “Eu especial, sou igual aos meus traços de caráter. Se eu trato bem os outros e, portanto, tenho um 'bom caráter', sou uma boa pessoa; e se trato mal os outros e, portanto, tenho um 'mau caráter', tenho a essência de uma pessoa má”.

11. “Para me aceitar e respeitar a mim mesmo, devo provar que tenho valor real - prová-lo mediante competência, destaque e aprovação alheios”.

12. “Para ter uma existência feliz, devo ter – é absolutamente necessário que eu tenha – as coisas que realmente desejo”.

Os aspectos de autoavaliação do ego, em outras palavras, tendem a acabar com você, a prejudicá-lo, a interferir em suas satisfações. Eles diferem enormemente dos aspectos autoindividualizantes do ego. Estes envolvem como ou quão bem você existe. Você permanece vivo como um indivíduo distinto, diferente e único porque possui vários traços e desempenhos e porque gosta de seus frutos. Mas você tem “ego” no sentido de autoavaliação porque pensa magicamente em termos de elevação ou rebaixamento, deificação ou demonização de si mesmo por como ou quão bem você existe. Ironicamente, você provavelmente pensa que avaliar a si mesmo ou ao seu “ego” o ajudará a viver como uma pessoa única e a desfrutar da vida. Bem, geralmente não! Na maioria das vezes, isso talvez permitirá que você sobreviva - mas miseravelmente!

VANTAGENS DO “EGO-ÍSMO” OU AUTOAVALIAÇÃO

O egoísmo, a autoavaliação ou a autoestima não têm vantagens? Certamente sim - e, portanto, provavelmente, sobrevive apesar de suas desvantagens. Que vantagens tem? Tende a motivá-lo a ter sucesso e a obter a aprovação dos outros. Fornece a você um jogo interessante e emocionante de comparar constantemente seus atos e seu “eu” com os de outras pessoas. Muitas vezes ajuda você a impressionar os outros - o que tem um valor prático, em muitos casos. Pode ajudar a preservar sua vida - como quando você se esforça para ganhar mais dinheiro, por motivos egoístas, e assim ajuda sua sobrevivência por meio desse dinheiro.

A autoavaliação serve como uma posição muito fácil e confortável de cair – os humanos parecem ter uma tendência biológica de se envolver nela. Também pode lhe dar um enorme prazer quando você se considera nobre, grande ou excepcional. Pode motivá-lo a produzir notáveis obras de arte, ciência ou invenção. Pode permitir que você se sinta superior aos outros — às vezes, até mesmo como um deus.

O egoísmo obviamente tem vantagens reais. Desistir completamente da autoavaliação equivaleria a um grande sacrifício. Não podemos dizer justificadamente que não traz ganhos, não produz nenhum bem social ou individual.

DESVANTAGENS DO “EGO-ÍSMO” OU AUTOAVALIAÇÃO

Estas são algumas das razões mais importantes pelas quais classificar-se como uma pessoa boa ou má tem imensos perigos e frequentemente o prejudica:

1. Para funcionar bem, a autoavaliação exige que você tenha habilidade e talento extraordinários, ou quase infalibilidade. Pois você só pode elevar seu ego quando se sai bem e, concomitantemente, deprimi-lo quando se sai mal. Que chance você tem de se sair bem ou sempre bem?

2. Ter, na linguagem comum, um ego “forte” ou uma autoestima “de verdade” realmente exige que você seja acima da média ou excepcional. Somente se você tiver um talento especial, provavelmente se aceitará e se avaliará bem. Mas, obviamente, muito poucos indivíduos podem ter habilidades incomuns e geniais. E você atingirá pessoalmente esse nível incomum? Eu duvido!

3. Mesmo que você tenha enormes talentos e habilidades, para aceitar a si mesmo ou estimar-se consistentemente, de uma forma egocêntrica, você tem que exibi-los virtualmente o tempo todo. Qualquer lapso significativo e você imediatamente tende a se rebaixar. E então, quando você se rebaixa, tende a cair mais — um verdadeiro círculo vicioso!

4. Quando você insiste em ganhar “autoestima”, basicamente o faz para impressionar os outros com seu grande “valor” ou “dignidade” como humano. Mas a necessidade de impressionar os outros e obter sua aprovação e, assim, ver a si mesmo como uma “boa pessoa” leva a uma obsessão que tende a dominar grande parte de sua vida. Você busca status em vez de buscar alegria. E você busca aceitação universal – o que você certamente não tem chance de obter!

5. Mesmo quando você impressiona os outros e supostamente ganha “valor” dessa forma, você tende a perceber que o faz em parte agindo e falsificando seus talentos. Conseqüentemente, você se considera um impostor. Ironicamente, então, primeiro você se rebaixa por não impressionar os outros; mas então você também se rebaixa por impressioná-los falsamente!

6. Quando você avalia a si mesmo e consegue dar a si mesmo uma classificação superior, você se ilude pensando que tem superioridade sobre os outros. Você pode realmente ter algumas características superiores; mas você sente devotamente que se tornou uma pessoa verdadeiramente superior - ou semideus. E essa ilusão lhe dá uma sensação artificial ou falsa de “autoestima”.

7. Quando você insiste em se classificar como bom ou mau, tende a se concentrar em seus defeitos, responsabilidades e falhas, pois tem certeza de que eles o transformam em uma "pessoa podre". Ao focar nesses defeitos, você os acentua, muitas vezes piorando-os; interferindo na mudança deles; e adquirindo uma visão negativa generalizada de si mesmo que frequentemente acaba em uma autodepreciação flagrante.

8. Ao avaliar a si mesmo, em vez de apenas avaliar a eficácia de seus pensamentos, sentimentos e ações, você sustenta uma filosofia de que tem que provar que é bom; e como sempre existe uma boa chance de que não seja bom, você tende a permanecer subjacente ou abertamente ansioso praticamente o tempo todo. Além disso, você pode estar continuamente à beira da depressão, desespero e sentimentos de intensa vergonha, culpa e inutilidade.

9. Quando você avalia a si mesmo com preocupação, mesmo que consiga obter uma boa classificação, você o faz à custa de ficar obcecado com o sucesso, a realização, a realização e a excelência. Mas esse tipo de concentração no sucesso o desvia de fazer o que você realmente deseja fazer e do objetivo de tentar ser feliz: algumas das pessoas mais bem-sucedidas, na verdade, permanecem bastante infelizes.

10. Da mesma forma, ao lutar fortemente pela excelência, sucesso e superioridade, você raramente para para se perguntar: "O que eu realmente quero - e quero para mim?" Então você não consegue encontrar o que realmente gosta na vida.

11. Aparentemente, seu foco em alcançar grandeza e superioridade sobre os outros e, assim, obter uma autoavaliação elevada serve para ajudá-lo a se sair melhor na vida. Na verdade, ajuda você a se concentrar em seu suposto valor e dignidade, e não em sua competência e felicidade; e, conseqüentemente, você falha em alcançar muitas coisas que de outra forma poderia alcançar. Como você precisa provar sua total competência, muitas vezes você tende a se tornar menos competente - e às vezes se retira da competição.

12. Embora a autoavaliação ocasionalmente possa ajudá-lo a realizar atividades criativas, ela frequentemente tem o resultado oposto. Por exemplo, você pode ficar tão preso ao sucesso e à superioridade que, de forma não criativa e obsessiva-compulsiva, busca esses objetivos, em vez da participação criativa em arte, música, ciência, invenção ou outras atividades.

13. Quando você avalia a si mesmo, tende a se tornar egocêntrico em vez de centrado no problema. Portanto, você não tenta resolver muitos dos problemas práticos e importantes da vida, mas concentra-se principalmente em seu próprio umbigo e no pseudoproblema de provar a si mesmo em vez de se encontrar.

14. A autoavaliação geralmente ajuda você a se sentir anormalmente autoconsciente. A autoconsciência, ou o conhecimento de que você tem uma qualidade contínua e pode desfrutar-se de si mesmo ou não, pode trazer grandes vantagens. Mas a autoconsciência extrema, ou espionar continuamente a si mesmo e avaliar o seu desempenho, leva essa boa característica a um extremo desagradável e pode interferir seriamente na sua felicidade.

15. A autoavaliação estimula muito o preconceito. Consiste em uma supergeneralização: “Porque um ou mais dos meus traços parecem inadequados, eu classifico como uma pessoa totalmente inadequada”. Isso significa, na verdade, que você se sente preconceituoso contra si mesmo por alguns de seus comportamentos. Ao fazer isso, você também tende a se sentir preconceituoso em relação aos outros por seu mau comportamento — ou pelo que considera seus traços inferiores. Assim, você pode se sentir fanático por negros, judeus, católicos, italianos e vários outros grupos que incluem algumas pessoas de quem você não gosta.

16. A autoavaliação leva à necessidade e à compulsão. Quando você acredita: “Devo me rebaixar quando tenho uma característica ruim ou um conjunto de características ruins”, geralmente também acredita que “tenho que ter boas características ou desempenhos” e se sente compelido a agir de certas maneiras “boas” - mesmo quando você tem poucas chances de fazê-lo consistentemente.

POR QUE “EGO-ÍSMO” E AUTOAVALIAÇÃO SÃO ILÓGICOS

Dessas e de outras maneiras, tentar ter “força do ego” ou “autoestima” leva a resultados nitidamente ruins: ou seja, interfere em sua vida e felicidade. Para piorar ainda mais as coisas, ego-classificações ou autoavaliações são infundadas, pois autoavaliações precisas ou “verdadeiras” ou classificações globais são virtualmente impossíveis de serem feitas. Pois uma classificação global ou total de um indivíduo envolve os seguintes tipos de contradições e pensamento mágico:

1. Como pessoa, você tem características quase inumeráveis — praticamente todas elas mudam de dia para outro ou de ano para outro. Como uma única classificação global de "você", portanto, pode ser significativamente aplicada a "todo você" - incluindo suas características em constante mudança?

2. Você existe como um processo contínuo — um indivíduo que tem passado, presente e futuro. Qualquer classificação de sua identidade, portanto, se aplicaria apenas a “você” em pontos únicos no tempo e dificilmente à sua continuidade.

3. Para dar uma classificação a “você” totalmente, teríamos que avaliar todas as suas características, ações, atos e desempenhos e, de alguma forma, adicioná-los ou multiplicá-los. Mas essas características são valorizadas de forma diferente em diferentes culturas e em diferentes épocas. E quem pode, portanto, avaliá-los ou ponderá-los legitimamente, exceto em uma determinada cultura em um determinado momento e em um grau muito limitado?

4. Se obtivermos classificações legítimas para cada uma de suas características passadas, presentes e futuras, que tipo de matemática empregaríamos para totalizá-las? Podemos dividir pelo número de características e obter uma classificação global “válida”? Poderíamos usar aritmética simples? Classificações algébricas? Classificações geométricas? Classificações logarítmicas? Qual?

5. Para avaliar “você” de forma completa e precisa, teríamos que conhecer todas as suas características, ou pelo menos as “importantes”, e incluí-las em nosso total. Mas como poderíamos conhecê-las todas? Todos os seus pensamentos? Suas emoções? Suas “boas” e “más” ações? Suas realizações? Seu estado psicológico?

6. Dizer que você não tem valor ou que não tem dignidade envolve várias hipóteses improváveis (e infalsificáveis): (1) que você tem, inatamente, uma essência de inutilidade; (2) que você nunca poderia ter qualquer valor; e (3) que você merece condenação ou punição eterna por ter o infortúnio da inutilidade. Da mesma forma, dizer que você tem grande valor envolve a hipótese improvável de que (1) você simplesmente tem um valor superior; (2) você sempre o terá, não importa o que faça; e (3) você merece a deificação ou recompensa eterna por ter essa dádiva de grande valor. Nenhum método científico que confirme ou falsifique essas hipóteses parece existir.

7. Quando você postula dignidade ou inutilidade global, você quase que inevitavelmente entra em um pensamento circular. Se você se vê como tendo valor intrínseco, tenderá a ver suas características como boas e terá um efeito de halo. Então você concluirá falsamente que, por ter essas boas características, você tem valor intrínseco. Da mesma forma, se você se considera sem valor, verá suas características “boas” como “ruins” e “provará” sua hipotética falta de valor.

8. Você pode acreditar pragmaticamente que “eu sou bom porque eu existo”. Mas isso permanece como uma hipótese tautológica e improvável, na mesma linha da declaração igualmente improvável (e indisprovável), “Eu sou mau porque existo”. Assumir que você tem valor intrínseco porque permanece vivo pode ajudá-lo a se sentir mais feliz do que se presumir o contrário. Mas filosoficamente, continua sendo uma proposição insustentável. Você também pode dizer: “Tenho valor porque Deus me ama” ou “Não tenho valor porque Deus (ou o Diabo) me odeia”. As suposições fazem com que você sinta e aja de certas maneiras; mas parecem essencialmente inverificáveis e infalsificáveis.

Por razões como as que acabamos de esboçar, podemos tirar as seguintes conclusões: (1) Você parece existir, ou ter vitalidade, por vários anos, e também parece ter consciência, ou percepção de sua existência. Nesse sentido, você tem uma singularidade humana, continuidade ou, se preferir, “ego”. (2) Mas o que você normalmente chama de seu “eu” ou sua “totalidade” ou sua “personalidade” tem uma qualidade vaga, quase indefinível; e você não pode legitimamente dar a ele uma classificação global ou uma "nota no boletim". Você pode ter traços ou características boas e ruins que o ajudam ou atrapalham em seus objetivos de sobrevivência e felicidade e que permitem que você viva de forma responsável ou irresponsável com os outros. Mas você ou seu “eu” realmente “não são” bons ou maus. (3) Quando você atribui a si mesmo uma classificação global, ou tem “ego” no sentido usual do termo, você pode se ajudar de várias maneiras; no geral, porém, você tende a fazer muito mais mal do que bem e se preocupa com objetivos tolos e laterais. Muito do que chamamos de “transtorno” emocional ou “sintomas” neuróticos resulta direta ou indiretamente da avaliação global de si mesmo e de outros humanos. (4) Portanto, é melhor você resistir à tendência de avaliar seu “eu” ou sua “essência” ou sua “totalidade” e é melhor que apenas avalie suas ações, traços, atos, características e desempenhos.

Em outras palavras, é melhor você reduzir muito do que normalmente chamamos de seu “ego” humano e reter as partes dele que podem ajudá-lo a experimentar a vida, escolher o que pensa provisoriamente que quer fazer ou evitar e aproveitar para descobrir o que é “bom” para você e para o grupo social no qual você escolheu viver.

Mais positivamente, as duas principais soluções para o problema da autoavaliação consistem em uma resposta elegante e outra deselegante. A solução deselegante envolve você fazer uma definição ou declaração arbitrária, mas prática, sobre si mesmo: “Eu me aceito como bom ou me avalio como bom porque existo”. Essa proposição, embora não absoluta e discutível, tenderá a fornecer a você sentimentos de autoaceitação ou autoconfiança e tem muitas vantagens e poucas desvantagens. Quase sempre funcionará; e impedirá que você tenha sentimentos de autodepreciação ou inutilidade enquanto você os mantiver.

Mais elegantemente, você pode aceitar esta proposição: “Eu não tenho valor intrínseco ou inutilidade, mas apenas vitalidade. É melhor avaliar minhas características e atos, mas não minha totalidade ou 'eu'. Eu me aceito totalmente, no sentido de que sei que tenho vitalidade e escolho sobreviver e viver o mais feliz possível e com o mínimo de dor desnecessária. Exijo apenas esse conhecimento e essa escolha — e nenhum outro tipo de autoavaliação”.

Em outras palavras, você pode decidir apenas classificar ou medir seus atos e desempenhos – seus pensamentos, sentimentos e comportamentos – vendo-os como “bons” quando auxiliam seus objetivos e valores e como “ruins” quando sabotam sua desejos e preferências sociais. Mas você pode simultaneamente decidir não avaliar seu “eu”, “essência” ou “totalidade”. Sim, de jeito nenhum!

A Terapia Racional Emotivo Comportamental (REBT) recomenda esta segunda solução, mais elegante, porque parece mais honesta, mais prática e leva a menos dificuldades filosóficas do que a deselegante. Mas se você insiste absolutamente em uma autoavaliação, recomendamos que se classifique como “bom” apenas porque está vivo. Esse tipo de “egoísmo” o colocará em poucos problemas!


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Fonte: Albert Ellis, REBT Diminishes Much of the Human Ego, Albert Ellis Institute, Nova York, NY, EUA, 1996.